Azeite, cebola e alho

Ana Paula Beloto*
(*) Azeitóloga e membro da Frente da Gastronomia Mineira
04/09/2016 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:40
 (Divulgação)

(Divulgação)

“Com o azeite de oliva, frite as rodelas de cebola e o alho até ficarem bem douradinhos”, já dizia minha vó, Eron. Um perfume exala em toda a cozinha. Estava formada a base que serviria para uma massa, uma carne, um pescado ou simplesmente para molharmos uma fatia generosa de pão e nos deliciarmos! 

O azeite é um alimento importante desde a era paleolítica e carrega consigo uma cultura milenar. Base da dieta de países mediterrâneos, pode ser produzido a partir das mais de duzentas e sessenta variedades de azeitonas existentes! Com os sabores intenso, frutado, suave, doce, amargo e picante, os azeites trazem características das azeitonas das quais foram feitos, da essência de seu território e de como foram armazenados. 

Por influência dos imigrantes europeus, o azeite está presente como ingrediente em várias receitas brasileiras. Tendo muito a oferecer em sabor, é um produto versátil, podendo ser usado de saladas a sobremesas (sim, não se espante! Experimente uma bola de sorvete com um fio de azeite e se surpreenderá!), além de ser polivalente quando o assunto é saúde, principalmente por ser considerado uma gordura saudável, rica em antioxidantes e vitamina K.

A Espanha é, ao lado da Itália e da Grécia, um dos três maiores produtores de azeites do mundo. No Brasil, já começamos a produzir bons azeites, principalmente na região da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, na Serra da Bocaina, divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de áreas da região do sul do país. 

As principais variedades de azeitonas produzidas no Brasil vão desde as espanholas Arbequina e Arbosana à grega Koroneiki, passando pela italiana Grappolo, chegando à brasileiríssima Maria da Fé, a primeira variedade nacional, resultado de estudos e pesquisas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Todas tendo em comum o frescor de um azeite recém extraído e um aroma marcante!

Nas prateleiras dos supermercados temos várias opções de azeites e não faltam bons motivos para prová-los! Pegue o azeite, a cebola e o alho e aqueça a panela. Logo você sentirá o cheiro bom que surgirá na sua cozinha. Deu fome? Bom e azeitado apetite!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por