Barro Preto ganha fama fomentando negócios do setor e festeja os resultados

Gisele Araújo
Hoje em Dia - Belo Horizonte
24/09/2016 às 12:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:57
 (MARICE MODA/Divulgação)

(MARICE MODA/Divulgação)

Colonizado por imigrantes italianos, o que explica a instalação da sede do antigo Palestra Itália na região, o Barro Preto também já foi considerado um bairro turbulento, por ser reduto de bêbados e desordeiros. Com o avanço do comércio local, após a instalação de inúmeras lojas de roupas, na década de 1970, a região ganhou fama fomentando os negócios de moda. “Os anos 80 e 90 foram os anos de ouro. Chegamos a ter 40 lojas no Barro Preto”, diz o diretor-executivo da Babita, André Soalheiro.

Fundada pelos pais de André, a marca tem 35 anos e está entre as mais antigas e consolidadas do polo de moda. “Muitas marcas mineiras famosas surgiram no Barro Preto. Era o Vale do Silício da moda de Minas”, compara. De acordo com ele, após o ano 2000, muitas empresas começaram a migrar para outros bairros, como o Prado, na região Oeste. “Várias lojas, voltadas principalmente à classe A, abriram showroom, considerando não ter mais a necessidade da porta para a rua”.

O varejo, então, ganhou mais espaço no Barro Preto, reduzindo o fluxo de sacoleiras. “O formato mudou, perdendo o foco quase exclusivo no atacado”, diz.

Depois de 2010, começou a haver um movimento de resgate dos atacadistas para o bairro. “E agora, com o movimento ‘Eu Amo Barro Preto’, isso tende a se potencializar, com a retomada de grandes fornecedores de empresas multimarcas”, observa André Soalheiro.Babita/DivulgaçãoPARA MULHERES - Uma das lojas tradicionais, a Babita está no mercado há 35 anos

Iluminação

Outra loja que faz história no bairro é a Othon de Carvalho. “A primeira loja foi na rua Goitacazes, há 44 anos”, ressalta Rodrigo de Carvalho, diretor de marketing da empresa.

Em funcionamento na rua Tupis, a loja ampliou a atuação, oferecendo, além de material elétrico, peças hidráulicas, utilidades domésticas, ferramentas, cabeamento estruturado e iluminação decorativa. “Nesse sentido, fazemos parte do polo de moda. A iluminação é de grande importância para as lojas e vitrines”, afirma. “Temos grande demanda dos lojistas, pois a luz valoriza o produto”, ressalta a designer de interiores Íris da Costa.

O shopping a céu aberto tem opções para todos os gostos e bolsos, segundo os lojistas. Apostando no diferencial, a vice-presidente da Ascobap, Marice Moura, criou a Marice Moura Moda Gestante, há 15 anos. “Minha irmã, muito alta, não encontrava roupas para grávidas. Começamos a fazer e surgiu a loja, que atende às gestantes que precisam estar sempre bem vestidas”, garante.

“Mesmo com altos e baixos, o Barro Preto continua sendo um bairro de referência na moda, o que tenho acompanhado durante esses anos”, frisa.

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