Quem não tem o costume de frequentar o Barreiro não sabe que por lá se encontra um dos mais movimentados centros comerciais de Belo Horizonte. No Barreiro de Baixo, as avenidas Sinfrônio Brochado e Visconde de Ibituruna são as que mais “bombam”, de acordo com os moradores. Aos sábados, é praticamente impossível andar pelas calçadas devido ao entra e sai de lojas.

Para mostrar o potencial do comércio da região, a Associação dos Moradores e Amigos do Barreiro (AMA Barreiro), o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte (Sindilojas) e empresários se uniram com o intuito de promover a primeira edição do LiquidaBarreiro. Até 23 de outubro, ao menos 230 estabelecimentos vão oferecer descontos de até 50% nos produtos. 

“São lojas de diversos segmentos, como óticas, mobiliadoras e até clínicas médicas. Cada uma tem pelo menos um item pela metade do preço. Até imobiliária aderiu ao movimento, dando 50% de desconto no primeiro aluguel”, comenta Wynderson Librelon, um dos diretores da AMA Barreiro.

Otimismo

Entre os lojistas, muita expectativa. Ainda em clima de Dia das Crianças, o empresário Fábio Daniel Barbosa promete muitas ofertas na Papelaria Brasília, localizada na avenida Sinfrônio Brochado. Além de brinquedos, itens de papelaria e material de escritório também estarão com preços mais em conta, afirma.

Para Barbosa, essa é uma ótima oportunidade tanto para comerciantes quanto para a freguesia. “Em meio a essa crise econômica, estamos salvando tanto empregos quanto o comércio. E o cliente terá chance de encontrar descontos em vários artigos”, comenta o proprietário da loja, instalada há 56 anos no Barreiro. O estabelecimento foi fundado pelo pai dele, Sebastião de Mattos Barbosa.

Especial Barreiro
Avenida Visconde de Ibituruna é uma das mais movimentadas do barreiro

Similar

A liquidação foi planejada, segundo Librelon, nos mesmos moldes da que é realizada pelo Sindilojas em parceria com comerciantes da avenida Silviano Brandão, na zona Leste da capital mineira. Considerada o polo de móveis da cidade, a via recebe ainda mais clientes na época de promoções. A abertura da ação no Barreiro foi na última quinta-feira, com um café da manhã para o empresariado local e autoridades, com a participação do comando da Polícia Militar (PM) na região e de representantes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

“O comércio no Barreiro é completo, aqui tem de tudo. A LiquidaBarreiro vai fomentar ainda mais esse movimento que temos e mostrar a todos que, de fato, não precisam sair da região para comprar em outros locais”, enfatiza o diretor da AMA Barreiro.

Para reforçar ainda mais o potencial comercial, ele conta que uma câmara setorial do Sindilojas será instalada na região até o fim deste ano. “Pretendemos trazer benefícios para os lojistas. Já consolidamos parcerias com a universidade UNA, que está propondo, dentro das nossas atividades de fortalecimento local, cursos profissionalizantes e palestras para as pessoas ligadas ao comércio”.