Santuário São Paulo da Cruz promove grande festejo para celebrar padroeiro

Renata Galdino
rgaldino@hojeemdia.com.br
21/10/2016 às 16:05.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:19

parte da festa do padroeiro que dá nome à capela. Os festejos começaram segunda-feira e seguem até dia 19. 

Doze barracas serão montadas na praça. O que for arrecadado com a venda das delícias típicas, como tropeiro e macarrão na chapa, será revertido em prol do santuário. Os preços dos pratos vão variar de R$ 10 a R$ 12. A expectativa é a de que 5 mil pessoas participem. 

Um dos destaques da festa, de acordo com o reitor do Santuário São Paulo da Cruz, padre Alex Antônio Favarato, é o envolvimento das Barreiro e tem laços fortes com os moradores”.

A novena em devoção a São Paulo da Cruz foi iniciada na segunda-feira, com missas diárias. “São momentos de devoção e de confraternização entre os fiéis”, complementa o padre Alex.

História

A comunidade São Paulo da Cruz chegou ao Barreiro com os religiosos da Congregação da Paixão de Jesus Cristo, também conhecida como Passionistas, na década de 1950. Em 1961, eles começaram a construir a matriz São Paulo da Cruz, elevada a santuário há 13 anos. 

“Somos ponto de peregrinação. Semanalmente, cerca de 6 mil pessoas passam pelo santuário. Isso, inclusive, demonstra a importância de da Cruz.

Padre Alex Antônio também destaca que a chegada dos Passionistas à região não ficou restrita à evangelização. “Eles também vieram formar pessoas. Não havia uma escola por aqui e os religiosos abriram a primeira”.

O Colégio São Paulo da Cruz foi fundado em 1962, inicialmente como um jardim de infância. No ano seguinte, foi implantado o primeiro grau – hoje ensino fundamental. O ensino médio – antigo segundo grau – passou a ser oferecido em 1982.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por