Há 42 anos era inaugurado um dos melhores espaços gastronômicos de Belo Horizonte: a Casa dos Contos, que comemora neste mês, além do aniversário, a quarta conquista do título de Melhor Restaurante Tradicional da capital pela Revista Encontro Gastrô.

Apesar de a história da Casa dos Contos ter começado há pouco mais de quatro décadas, foi com Edmar Roque, falecido em janeiro deste ano, que o restaurante virou referência na cidade. Ele comprou o estabelecimento em 1984 e, desde então, trabalhou firme para fortalecer a marca e fidelizar clientes.

Atualmente, a Casa dos Contos é administrada pelas três filhas de Edmar (Maria Leonor, Ana Luiza e Eliza Roque), que também são responsáveis pela Cantina do Lucas, Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, tombado em 9 de dezembro de 1997.

“O aniversário de 42 anos representa muito carinho, representa a dedicação que nosso pai teve pela casa. Ele sempre batalhou muito para poder manter tudo, porque não é fácil. Sempre com respeito aos clientes e aos funcionários”, declararam as irmãs, em nota conjunta.

O restaurante é conhecido na cidade como o famoso “bom e barato”, com produtos de qualidade e porções bem servidas. São pedidos, em média, 300 pratos por dia. Localizada na Savassi, a Casa dos Contos conta com adega, amplos salões e varanda. No cardápio, os tradicionais filé à parmegiana e filé surprise estão entre os que têm mais saída, assim como o medalhão de filé mignon com arroz à piemontese. Os pratos normalmente servem duas pessoas, mas há alguns que podem atender a até três adultos.

Casa dos Contos


Da cozinha saem pratos diferentes, como a costelinha rústica

 

Outro motivo de comemoração dos proprietários e colaboradores é que, mesmo com a crise econômica no país, não foi preciso fazer demissões. “Tivemos que ajustar algumas coisas, mas não sentimos tanto. Trabalhamos com o orçamento bem apertado para não passar o aumento para o cliente. É um restaurante que tem um custo benefício bom, comida farta. A gente só aumenta quando é realmente necessário, quando aumentam os preços dos ingredientes”, revelam as irmãs.

A casa é destino dos amantes da boa gastronomia e recebe turistas, autoridades, intelectuais, artistas, celebridades e formadores de opinião. Além de apreciar os pratos, os clientes também têm à disposição uma galeria de arte com programação regular.

Com capacidade para 130 pessoas sentadas, o restaurante funciona todos os dias. Durante a semana, no almoço, o público mais frequente é formado por executivos e profissionais liberais. Já aos fins de semana a casa fica lotada de famílias.

Serviço: Casa dos Contos
Endereço: rua Rio Grande do Norte, 1.065, Savassi
Tel: (31) 3261-5853
Site:
restaurantecasadoscontos.com.br