#POSTHD Conteúdo Patrocinado

Os ovos e os chocolates ficam em segundo plano na Páscoa no Instituto Educacional Rouxinol e no Colégio Neusa Rocha, na região da Pampulha. Em vez de receber presentes, os alunos exercitam a solidariedade e aprendem a ser cidadãos conscientes durante a campanha de arrecadação de doações para idosos. Há 45 anos, desde a fundação da instituição, estudantes, professores, gestores e famílias se unem para ajudar pessoas carentes, praticando ainda a capacidade de se colocarem no lugar do outro.

Fraldas geriátricas, materiais de limpeza e higiene pessoal, alimentos, roupas de cama e de banho são alguns dos 1.500 itens arrecadados nesta Páscoa e que foram distribuídos na última semana em cinco asilos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As instituições escolhidas na capital, em Vespasiano, Lagoa Santa e Santa Luzia recebem idosos em situação de vulnerabilidade social.

A idealizadora do projeto e fundadora da escola, Neusa Rocha, destaca que, mais do que doar bens materiais, a comunidade escolar aprende a ter responsabilidade social permanente. Os próprios alunos e as famílias participam da entrega dos itens e doam carinho, atenção e respeito ao próximo. “A preocupação com as causas sociais é um projeto de vida e da instituição”, afirma.

“Os meninos e as meninas vão aos asilos com os pais visitar as pessoas que vivem neles, fazem teatrinho, conversam com os idosos, entregam cartinhas e bilhetes carinhosos, contam histórias. A população brasileira está envelhecendo e é importante que eles saibam qual é a realidade de muitas pessoas nessa faixa etária”, reforça Neusa. Ao todo, as escolas possuem cerca de 1.200 estudantes. 

A ação solidária não se encerra com o fim do feriado. Pelo contrário, as famílias são convidadas a continuar com as doações de itens que já não são mais utilizados ou necessários em casa. “Nós abrimos um canal da escola com a comunidade. Assim, envolvemos pais e filhos e praticamos uma ação social coletiva e permanente. Há famílias que trazem roupas o ano inteiro”, frisa.

A diretora pedagógica da instituição, Márcia Regina Viana, lembra que a campanha transparente, aproxima as famílias da escola e reforça a confiança dos pais em posturas solidárias. “Muitas pessoas querem ajudar, mas não sabem como. Quando elas vão aos asilos veem como aqueles idosos vivem e identificam a diferença que os objetos doados fazem no dia a dia deles, se tornam mais conscientes”, completa.

Serviço
Instituto Rouxinol e Colégio Neusa Rocha 
Endereço: Alameda das Falcatas, 1.132, e Alameda do Ipê Branco, 1197-1217
Telefone: (31) 3441-0212
Fanpage: facebook.com/colegioneusarocha
Sites: rouxinol.g12.br e neusarocha.com.br