#POSTHD Conteúdo Patrocinado

Após a abertura do calendário e muita emoção nas rodadas de fevereiro e em março, o Campeonato Mineiro de Kart volta à cena neste fim de semana para as disputas da quinta e sexta etapas do campeonato estadual. A exemplo das corridas anteriores, o palco será o Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, na Grande BH, e a expectativa dos organizadores é que cerca de 60 pilotos participem das disputas.

Fruto da bem-sucedida iniciativa do Projeto Piloto do Futuro, a categoria Cadete, que abriga os pilotos com idades de 8 a 11 anos, deverá seguir como uma das classes de maior destaque do Campeonato. Acontece, porém, que uma nova categoria será inserida ao Campeonato a partir desta rodada com o objetivo de dar continuidade à carreira dos jovens pilotos – a F4 Júnior.

Criada inicialmente nas competições no Estado de São Paulo e ainda vista de forma embrionário por parte da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a F4 Júnior surge como uma nova opção para os pilotos que saem da categoria Cadete e não querem ou não podem seguir para a categoria Júnior Menor, cujos motores são bem mais caros e potentes. Assim, na F4 Júnior os pilotos irão competir com os mesmos chassis da Júnior Menor, porém, equipados com motores Honda de quatro tempos de ciclo, 13 hp's de potência e 390 cilindradas. A princípio, a F4 Júnior irá competir no mesmo grid que a categoria F4, porém, terá a sua pontuação completamente distinta.

Além das disputas destas categorias, seguem fazendo parte do cronograma do Campeonato Mineiro as categorias Júnior Menor, Júnior e Super Sprinter. Além destas compõem ainda as atividades as provas do Campeonato Mineiro de Super Kart Indoor e a graduação de mais uma turma do Projeto Piloto do Futuro.

A programação oficial começa na tarde de sexta-feira, com os treinos livres para todas as categorias. No sábado, pela manhã, as atividades têm início com um rápido treino de aquecimento seguido pelas tomadas de tempos e, na sequência, as corridas.

"Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento das provas do Campeonato Mineiro de Kart. As provas são sempre muito disputadas e temos visto, cada vez mais, a chegada de novos pilotos que surgem pelas aulas do Projeto Piloto do Futuro ou, ainda, pelas competições amadoras realizadas aqui no RBC Racing. A partir de um movimento bem-sucedido que está acontecendo nas provas da Copa São Paulo de Kart estamos implantando, à partir desta etapa, a categoria F4 Júnior. Estamos certos que ela chega para abrir espaço a uma representativa gama de pilotos que não tinha condições de seguir no esporte nas categorias com motores dois tempos", explicou Antônio Manoel dos Santos, presidente eleito da Federação Mineira de Automobilismo.