PostHD Conteúdo Patrocinado
De olho no mercado de redes sociais em franca expansão no mundo todo, um empreendedor de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, criou um novo aplicativo, o “Sogima”, que, conforme o idealizador, deve competir com gigantes como Facebook e Twitter. O lançamento foi na última quinta-feira, e reuniu personalidades da cidade, políticos e desenvolvedores.

De acordo com o site especializado CanalTech, em 2016 foram 149,3 bilhões de downloads de aplicativos mobile. No entanto, para este ano a previsão é de 197 bilhões de downloads. As informações são do relatório App Annie Forecas 2016-2021. De acordo com o levantamento, em 2016 foram movimentados US$ 61,8 bilhões e neste ano devem ser US$ 82,2 bilhões. É nesse universo que o “Sogima” pretende entrar. De acordo com o idealizador, Roberto Alves, a rede social 100% brasileira terá diferenciais em relação aos concorrentes.

“A primeira ideia nasceu em2013, e desde 2014 estamos trabalhando. Vamos valorizar mais o usuário. Uma das inovações é que será possível pesquisar uma música sem sair do aplicativo, por exemplo, e também vamos sortear brindes”, afirma.

Ele enfatiza que a rede trará facilidades aos usuários. “Quando você perde alguma conta, é difícil recuperar. Vamos criar canais para ficar mais rápida a recuperação da conta. Vai ter um número de telefone para recuperá-la”, exemplifica.

Para desenvolver o produto, Roberto, um apaixonado pela internet, fez cursos de informática básica e avançada, além de curso de web designer certificado pelo Google.

Roberto trabalha hoje em uma pequena fábrica de produtos de limpeza, mas tem como sonho viver com recursos ganhos em aplicativos.

Além de Roberto, a equipe do Sogima é formada por um técnico de informática, um técnico de manutenção de computadores, um advogado e um programador PHP (linguagem de programação para aplicativos e sites). Os encontros presenciais acontecem uma vez por mês, mas, virtualmente, eles estão sempre em contato.
“Para Ribeirão das Neves, que é um município que infelizmente sai na mídia sempre com coisas negativas (os presídios, assassinatos), acreditamos que, a partir do lançamento do aplicativo, a cidade vai ser vista como uma cidade de tecnologia avançada, passar a fazer parte da rota mundial. É uma chance de a cidade crescer”, almeja.

Roberto Alves

Roberto Alves, idealizador do Sogima

O lançamento da Sogima - A Rede Social Local foi realizado na noite da última quinta-feira, no Ranchinho do Estêvão, que fica na Rua Washington Gouveia, 108, Bairro Santinho, em Ribeirão das Neves. 
Estiveram presentes autoridades e personalidades da cidade, como o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Pastor Edson; a ex-vereadora, ex-deputada e atual presidente municipal do PTB em Belo Horizonte, Elaine Matozinhos; além do delegado-geral aposentado Messias Corrêa; e do cantor Antonio Carlos, da dupla Antonio Carlos e Renato. Durante a solenidade, o cantor Robert Dandan cantou uma música em homenagem à cidade de Ribeirão das Neves.

 

Serviço:

Sogima - a Rede Social
Endereço na internet: Sogima