Nem só de pote plástico para ração ou arranhador feito de cordas vive um pet. Afinal, nem todo mundo é tão básico. Felizmente, ao entrar num petshop atualmente, pais de cães e gatos que adoram mimar seus bichinhos – indo além do básico, claro! – têm cada vez mais opções para estimulá-los, de brinquedos a acessórios. 

Já imaginou uma bolinha que, mais do que rolar e incitar corridas, alivia a ansiedade, distrai cães agitados e, de quebra, abre o apetite? Feita em material lavável e leve, a Pet Ball faz as vezes também de comedouro, pois permite “esconder” a ração ou alguns petiscos dentro. O objetivo é levar o animal é “caçar” a comida de forma divertida. 

Se a ideia é manter o tédio longe, deixe por conta do Cat Trainning. O comedouro inteligente dispõe de seis recipientes que se movimentam ao toque do animal, estimulando a curiosidade e aguçando o instinto selvagem. 

Tem um porém: a maioria dos acessórios inteligentes é importada, o que explica os preços quase sempre salgados. Para se ter uma ideia, item obrigatório para quem tem gato em casa, os arranhadores podem custar até R$ 2 mil. Quanto mais obstáculos na peça, mais “valiosa” ela se torna.

Paraíso dos pets

Verdadeiro reduto de interessantes e curiosos itens não só para cachorros e gatos, mas para peixes, coelhos, hamsters e até chinchilas, a Animalle Mundo Pet, no bairro Gutierrez, região Oeste de Belo Horizonte, tem nada menos do que oito andares dedicados ao bem-estar e entretenimento dos pets.

Segundo a gerente da loja, Aline Freitas, objetos para cães ainda são os campeões de vendas, o que não quer dizer que os felinos não tenham espaço garantido. “A maior parte das pessoas busca acessórios que, além de entreterem o animal, sejam resistentes e interessantes”, comenta. É o caso da guia de bicicleta que, acoplada à bike, permite um passeio seguro junto ao dono.

Petiscos líquidos também fazem sucesso. Pense na satisfação do seu filhote ao degustar um vinho com notas de carne ou uma cerveja sabor frango. E agora, na Páscoa, que tal presenteá-lo com ovos de chocolate (sem chocolate!)?

Com duas lojas instaladas em BH, nos bairros União (Nordeste) e Sion (Sul), a Petz, rede nacional de petshops, também oferece uma porção de objetos de desejo para animais de estimação. Um dos mais populares é a lancheira família. O acessório vem com dois potes acopláveis que podem ser carregados para todo canto. 

Além disso:

Especialista no desenvolvimento de móveis ecologicamente corretos e com design perfeito para ambientes decorados, a Eco Mobili Design, de BH, incluiu uma novidade pra lá de inusitada no portfólio de produtos. Há cerca de um mês, a empresa, sediada no bairro Funcionários, colocou no mercado a coleção Tobias, o Tal. A linha é composta por 12 peças, que vão de camas portáteis para cães a acessórios ergonômicos para o passeio aéreo dos gatos. 

Diretora do estúdio, Débora Espírito Santo diz que a ideia era unir a funcionalidade dos produtos à beleza e consciência ambiental. “Fizemos uma pesquisa com veterinários e pessoas que amam os pets para desenvolver cada um deles. São acessórios modernos, bonitos, a maioria deles com dupla função e perfeitamente adaptáveis a qualquer ambiente”, diz. 

Um dos produtos é o aparacão, aparador com espaço para acomodar cão e gato (cada um no seu andar) e que ainda serve como peça de decoração. O acessório custa R$ 800. Mais informações: ecomobilidesign.com.br.

 

Confira galeria de imagens com sugestões de presentes e onde encontrá-los: