Ao leite, amargo, em barra, na cobertura ou no drink. Quase sempre consumido como sobremesa, aos menos no Brasil, uma das principais estrelas gastronômicas da Páscoa transita com facilidade também pela culinária salgada. Em massas, com frutos do mar ou carnes brancas, regando peixes ou até no risoto, acreditem, fica uma delícia!

No México, por exemplo, uma das receitas mais tradicionais é o mole poblano. O frango ensopado picante leva molho preparado com chocolate, especiarias, amendoim e passas. Nos países asiáticos, o cacau também aparece como tempero diferenciado nos pratos. 

Para acertar a medida, a dica é harmonizar o produto com os outros ingredientes. Proprietário do restaurante que leva o próprio nome em Belo Horizonte, o chef Maurizio Gallo diz que importante é o sabor do chocolate não prevalecer.

“Se quer fazer tudo com chocolate, é possível. De uma bruschetta bem salgada a uma costelinha com molho. O chocolate só não pode dominar o prato”. 

O chef italiano sugere uma receita inusitada. Servido como prato principal, o tradicional risoto – receita originária de Milão – mantém o paladar salgado, mas ganha toque adocicado e frutado na mistura do morango com o chocolate. 

Atributo interessante da iguaria é a consistência cremosa, que facilita preparo de cremes e molhos

Delicado

À frente da churrascaria Baby Beef, na região Nordeste da capital, o chef Gilmar Bruno sugere a iguaria como molho de peixes de água salgada – menos gordurosos e mais leves. O branco é o tipo mais indicado para não interferir na harmonia visual do prato. 

Massa fresca com crustáceos é a indicação do chef Rafaelle Autorino, da Osteria Casa Matiazzi, no Santa Efigênia (Leste). “O cacau tem leve amargor, o lagostin é adocicado, a burrata, cremosa, e o pesto apresenta frescor tropical. O prato é uma descoberta sensorial”. 

Confira as receitas:

Risoto de chocolate com morango

Chocolate dá novo sabor a pratos salgados, como risoto, peixes e massas

Receita do chef italiano Maurizio Gallo é servida como prato principal


Ingredientes:
350 gramas de arroz arbóreo
50 ml de vinho branco
50 gramas de alho poró
60 gramas de chocolate meio amargo
100 gramas de morango
50 gramas de parmesão ralado
50 gramas de manteiga
30 gramas de molho bechamel, creme de leite ou iogurte natural
Sal a gosto
Caldo de legumes 

Modo de preparo:
Em uma frigideira, refogue o arroz com o alho poró e acrescente o vinho branco na sequência. Coloque um pouco do caldo de legumes já preparado e vá cozinhando aos poucos, como de costume. Adicione o chocolate em pedaços, os morangos picados e o molho bechamel para dar “liga” à mistura. Vá acrescentando o caldo para cozinhar o arroz. Acerte o sal quando estiver quase pronto. Acrescente o queijo parmesão e a manteiga para dar brilho. Finalize com morangos inteiros ou picados.

Rendimento:
4 porções

 

Talharim ao cacau com lagostim, burrata e pesto de hortelã

Chocolate dá novo sabor a pratos salgados, como risoto, peixes e massas

Rafaelle Autorino incorporou o cacau armargo na massa do talharim

Ingredientes:
– Massa
140 gramas de farinha de trigo
140 gramas de semolina
2 ovos
3 gemas
1 colher de chá de azeite extravirgem
30 gramas de cacau amargo
Sal a gosto

– Molho
8 lagostins grandes
50 gramas de burrata
40 ml de azeite extravirgem
2 dentes de alho
Sal e pimenta do reino a gosto
1 dose de cachaça
1 xícara de caldo de legumes

– Pesto de hortelã
40 gramas de pistache
40 gramas de queijo grana padano
50 ml de azeite extravirgem
10 folhas de hortelã

Modo de preparo:
– Massa
Misture semolina, farinha, cacau e sal em uma tigela grande. Bata os ovos para romper as gemas e depois adicione três gemas. Junte as gemas à farinha e misture bem. Acrescente o azeite e misture novamente. Transfira a massa para uma superfície limpa e enfarinhada (farinha de trigo e semolina nas mesmas quantidades). Vá mexendo e juntando farinha à massa, até que ela alcance textura para ser aberta com rolo. Depois de descansar, a massa irá amolecer, portanto, é melhor que fique um pouco dura a princípio. Envolva-a em papel filme e deixe-a descansar fora da geladeira por 30 minutos. Abra e corte em formato de talharim.

– Molho
Em uma frigideira, coloque azeite, alho e deixe dourar acrescentando o lagostim já limpo. Tempere com sal e pimenta do reino e flambe com cachaça. Deixe evaporar. Acrescente uma xícara de caldo de legumes e cozinhe por alguns minutos. Ferva água e sal em uma panela e cozinhe a massa ao ponto. Tire-a, escorra e salteie com o molho de lagostins. Emprate, colocando burrata e pesto por cima. 

 

Filé de peixe ao molho de chocolate

Chocolate dá novo sabor a pratos salgados, como risoto, peixes e massas

Peixe de água salgada com chocolate branco foi escolha do chef Gilmar Bruno

Ingredientes:
400 gramas do peixe de preferência (sugestões: salmão, tamboril ou robalo)
100 gramas de cenoura, de erva-doce e de alho-poró
1 dente de alho
50 gramas de tomilho
1 folha de louro
10 gramas de pimenta do reino branca
50 gramas de salsinha (3 a 4 galhos)
1 litro de água
200 ml de vinho branco
200 gramas de chocolate branco
500 ml de creme de leite
400 gramas de couve flor
100 ml de vinagre branco
50 gramas de açúcar e de sal
500 ml de óleo

Modo de preparo:
– Molho de chocolate:
Faça um caldo usando cenoura, erva doce, cebola, alho, tomilho, alho poró, salsinha, pimenta branca, vinho branco e água. Cozinhe tudo por 10 minutos e passe em uma peneira, separando os resíduos. Adicione creme de leite e o chocolate ao caldo preparado.

– Picles de couve-flor: 
Corte as couve-flores em picles usando um mandolin (ralador). Envolva-as em açúcar, sal, acrescente água e vinagre. Deixe ferver por cerca de 10 minutos e espere esfriar. Descarte o líquido e doure as couves-flores em frigideira com um pouco de óleo.
Prepara o peixe como preferir: cozido, assado ou grelhado. Regue-o já pronto com o molho de chocolate e finalize com os picles de couve-flor. Sirva o prato acompanhado de batata rosti e arroz de açafrão com leite de coco.