Dez entre dez brasileiros estão na contagem regressiva para a chegada do feriado mais festivo do ano, o Carnaval. Certo? Alto lá! Em meio a tanta agitação, há quem prefira o sossego de um retiro no campo, oportunidade e tanto para ficar perto da natureza, colocar a saúde do corpo em dia e reequilibrar a mente. 

A poucos quilômetros de Belo Horizonte, o que não faltam são opções. Todas, porém, com algo em comum: cada um dos programas tem como objetivo único e exclusivo garantir uma verdadeira limpeza energética nos participantes. Tanto que há locais que proíbem a entrada com doces, chocolates e laticínios. Tudo para promover o detox do corpo. Em outros, celular nem funciona. Melhor deixar em casa!

Ao natural

Estadia geralmente coletiva, alimentação vegetariana (sempre!) e pique de sobra para acompanhar as atividades, que começam com o raiar do sol e só terminam quando ele se põe são regras básicas.

Na Eco Aldeia Serra Sagrada, um espaço holístico voltado para práticas espirituais, localizado em Santana do Riacho, na região Central de Minas, o programa, de quatro ou cinco dias, inclui banhos terapêuticos a vapor, passeios ecológicos em trilhas e cachoeiras e rituais com ayahuasca. 

Quem quiser participar deve ter pressa. As vagas são limitadas a 70 pessoas. O local fica a 140 quilômetros da capital mineira. 

Mais perto

Belo-horizontinos que não querem pegar tanta estrada podem recorrer a opções mais próximas. Em Casa Branca, distrito de Brumadinho, a paz e o sossego da natureza são os ingredientes principais do encontro de nove dias promovido pelo Centro de Meditação Budista Nalandarama. As boas-vindas acontecem dois dias antes, na próxima quarta-feira, com uma palestra inédita do monge Venerável Nagasena Bhikkhu. 

Na vizinha Moeda – a menos de uma hora de carro da capital –, O Núcleo Terapêutico Padma Yoga, de BH, promove no Espaço Govinda o Retiro de Yoga. O evento propõe um trabalho completo de autoconhecimento, longe do barulho e da poluição da metrópole. Não é preciso ser praticante de yoga, mas somente adultos podem se inscrever.

Em Caeté, na Região Metropolitana, o Sattva Tantra promove um retiro com meditação guiada e práticas que estimulam a circulação da energia no corpo.

folia zen