Amanda, Sophie e Beatriz ainda nem nasceram, mas já têm um bom motivo para se orgulharem das mamães de primeira viagem Flávia, Tainã e Sheila. As gestantes esbanjam estilo e mostram que zelar por uma boa aparência durante os nove meses é essencial para manter o bem-estar neste período.

O cuidado com o look no decorrer da gravidez pode ser desafiador para as mulheres, principalmente quando a barriga começa a aparecer. No entanto, vestir-se com elegância e conforto no dia a dia ou em eventos nesta fase é mais fácil do que se imagina.

A personal stylist Juliana Parisi destaca que a barriga deve ser a protagonista, o ponto focal da produção. “É o único período da vida da mulher em que ela se orgulha de ter um barrigão”, brinca.

A profissional salienta que a peça curinga é, sem dúvidas, o vestido. “Além de ser confortável, é prático e a grávida não precisa ficar pensando em combinações elaboradas”, pondera. 

Grávida de nove meses, a psicóloga Tainã Lombardi, de 30 anos, concorda: “Curtos, longos, midis, muitos vestidos. Não uso nada que aperte minha barriga”, revela.

Fluidez

Para trabalhar, além da opção dos vestidos, camisas e calças de tecidos fluidos são uma boa pedida, afirma a personal stylist. “Tecidos mais leves deixam o look elegante e confortável, mas vale lembrar que as peças não devem ser extremamente largas, senão a proporção aumenta tanto que faz a barriga sumir, não ficar delineada”, observa.

Aos seis meses de gestação, a dentista Flávia Falci, de 31 anos, abandonou as calças jeans no dia a dia do consultório para aderir às calças leves com elástico na cintura. “Tive que passar a usar roupas mais largas, como batas e vestidos”, conta.

“Camisa aberta, blazer ou jaqueta ajudam a manter a silhueta equilibrada e deixam o look mais elegante e moderno. As três funcionam como opções de terceira peça”
Juliana Parisi
Personal stylist

Juliana Parisi garante que, nesta fase, não há restrições para cores ou estampas, tudo é permitido, inclusive as listras. Regra seguida pela analista de projetos Sheila Gonçalves, de 34 anos, grávida de seis meses.

“Gosto de calças e blusas soltinhas, mas com estilo. Estampas, rendas, decotes e recortes, para dar um charme”, descreve.

Complemento

Caso a gestante queira incrementar o visual, combinações moderninhas também são bem-vindas, principalmente com a utilização da terceira peça. 
Ela é um item que vai complementar a produção, como um colete longo, uma jaqueta bomber, ou mesmo uma bijuteria que se destaque. “Este é um recurso para as futuras mamães que querem disfarçar gordurinhas”, ensina a personal stylist

Para os eventos formais, a dica de Juliana Parisi é investir em um vestido longo com marcação embaixo dos seios. “Assim a silhueta da gestante ficará mais alongada e ela parecerá mais alta”, explica.

Neste ensaio fotográfico do Hoje em Dia, as peças utilizadas não foram feitas exclusivamente para grávidas e sim na modelagem padrão. Uma prova de que é possível montar looks versáteis com as peças que a mulher já tem antes da gestação e alguns poucos investimentos em itens maiores, para atender aos últimos meses de gravidez.

Cabelo e maquiagem: Ivonete Rodrigues, Paloma Ramos e Raphael Bezerra, profissionais do Instituto de Beleza Eliza Martins
Roupas: Arte Sacra, Cajo, Fleche D’or, Frutacor e Skunk
Calçados: Cláudia Mourão/Equipage
Semijoias: Rommanel