Minas Trend é caminho para empresários da moda driblarem crise

Flávia Ivo
fivo@hojeemdia.com.br
05/04/2017 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:00

Apesar das crises econômica e política no Brasil, o Minas Trend, semana de moda e salão de negócios do setor no Estado, mantém o número de expositores e experimenta uma quantidade crescente de visitantes.

Nas 19 edições já realizadas, o evento atraiu 163 mil pessoas, entre compradores e jornalistas nacionais e internacionais, uma média de 10 mil por edição. Para este ano, está projetado um público de 15 mil pessoas.

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiemg), Olavo Machado Junior, desde as primeiras edições, o Minas Trend foi visto pelos empresários como um fortalecedor da cadeia produtiva do setor e uma oportunidade, principalmente nos momentos de crise.

“Há expositores que participam do Minas Trend vendem de 60% a 70% da produção anual nos dois eventos anuais. O foco nosso é o negócio” Olavo Machado JuniorPresidente da Fiemg

O segredo, para ele, está na união dos atores do setor. “Esse evento é o melhor exemplo de que, em tempos de crise, devemos todos – empresas, sindicatos, estilistas e a Fiemg – nos unir para buscar alternativas e mostrar a qualidade dos nossos produtos. É essa a receita do sucesso”, destacou.

Investimento

As próximas quatro edições do Minas Trend terão R$ 3,67 milhões em subsídios do Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codemig), para incentivar a visibilidade dos produtores de moda mineiros.

“Em média, estarão disponíveis para investimentos, R$ 900 mil por edição. Ainda não temos a análise de onde esse montante será melhor aplicado, mas, com certeza, garante a realização dos próximos eventos”, afirma o presidente da Fiemg. “São mais de 10 mil indústrias que geram 133 mil empregos. Por isso, a importância do incentivo do governo estadual no setor”, observa.

A parceria entre o governo e a Fiemg integra o Minas de Todas as Artes, programa de incentivo à indústria criativa da Codemig. Até o término de 2018, mais de R$ 50 milhões serão investidos na valorização da moda e outros setores como música, design e gastronomia.

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Acerto

A mudança de foco do evento para os negócios, que começou voltado para o glamour fashion em 2007, quando ainda era instalado no Alphaville Lagoa dos Ingleses, assegurou o crescimento exponencial e constante do Minas Trend, aponta Marco Antônio Castello Branco, presidente da Codemig.

“Os empresários não tiveram problemas em mudar o direcionamento do evento, transferindo-o para o Expominas, e transformando-o em um salão de negócios. Essa continuidade nos trouxe até aqui”, acredita.

Consolidado no calendário da moda brasileira, o Minas Trend chega à 20ª edição, em 10 anos de existência, como um impulsionador de vendas dos produtos fabricados no Estado que tem, na indústria da moda, o segundo setor que mais emprega em Minas

Para o presidente da Fiemg, os resultados que as empresas que participam do Minas Trend têm são a prova da importância do evento para a indústria da moda. “Nós nos importamos mais com os negócios que com o glamour envolvido. Empresa que não faz negócio, fecha as portas”, sentencia Olavo Machado.

Codemig foca em atração de empresas para o Estado

Atrair empresários para fomentar a cadeia produtiva da moda em Minas Gerais é um dos focos da Codemig. Segundo o presidente da Companhia, Marco Antônio Castello Branco, é preciso preparar cidades e distritos industriais para se tornarem polos de abastecimento.

“Antes, tínhamos locais de produção de fios, de malharia, e hoje precisamos comprar essa matéria-prima de outros estados, como São Paulo”, conta.

Para ele, apesar de não haver uma análise pronta, a Zona da Mata, que já abrigou um polo desses, seria um local logisticamente ideal para a instalação de um distrito industrial.

“Minas Gerais tem 60 mil km² de área e isso por si só traz uma dificuldade de locomoção, e a Zona da Mata está em uma localização estratégica”, destaca Castello Branco, que ressalta o esforço do governo em reduzir gaps logísticos.

Uma das estratégias para realizar essa atração é dar incentivo fiscal aos empresários por meio da redução do ICMS. Outro ponto é facilitar o ambiente para a instalação de empresas, como a recente expansão do licenciamento ambiental em Minas.Editoria de Arte / N/A

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