Nada de sombras ou batons opacos. Não é que o tempo do acabamento matte tenha ficado para trás, mas este inverno será tempo de brilhar. O retorno do lurex e os tecidos vinílicos nas roupas, além do metalizado dos calçados, já mostraram que esta será uma estação de mais cor e impacto, tendência que se repete quando o assunto é maquiagem.

“Para este inverno, em todos os desfiles internacionais e do Brasil, o efeito laqueado ou glossy veio muito forte. Isso quer dizer que é o momento de destacar lábios e olhos com produtos brilhantes”, explica Suelen Johann, maquiadora sênior de O Boticário. 

Desde que a textura seja metalizada, vale aproveitar as cores em uma “verdadeira salada de frutas”, ressalta Marcos Costa, um dos mais badalados maquiadores do Brasil. “Têm muito destaque grafite, roxo, vermelho e bronze, já típicos da estação, mas também as sombras azuis, verdes em degradê e preto com prata, por exemplo”, observa Costa, que é o maquiador oficial da Natura.

Maquiagem

“As cores mais escuras como uva, vermelho e berinjela vão muito bem para as peles negras”, destaca Marcos Costa na beleza feita para a modelo Mariane Calazan

No entanto, apesar da dica, o profissional alerta as “marinheiras de primeira viagem”. “Aquelas mulheres que têm pouca prática em fazer a própria make devem buscar um equilíbrio e usar brilhos firmes e fortes ou nos olhos ou na boca”, destaca.

Naturalidade

Para a pele, o conselho dos experts é diminuir a mão dos contornos – como afinar o rosto de forma até artificial com truques de maquiagem, hábito muito disseminado pelas irmãs Kardashian nos últimos anos.

“O resultado final deve ser uma cara de saúde, com maçãs do rosto destacadas com blushes mais rosados e iluminados, assim como boca e olhos”, coloca Suelen Johann.

Maquiagem

Olhos com mais pigmento, bochechas com ar saudável e boca com gloss; nem parece, mas os tons são degradê de uma mesma cor no look de Marcos Costa

Defensor da pele natural, Marcos Costa é radical: “pegue todos os produtos de fazer contorno que tem e coloque na última gaveta da penteadeira”, ordena. Para ele, a mulher brasileira é solar e não precisa de uma pele muito preparada. 

Nas bochechas, Costa sugere os tons de bronze para “trazer o verão” para o inverno. “Uma mistura vencedora, por exemplo, é o blush rosa com o bronze ou o coral; dá certo para qualquer tom de pele”.

Maquiagem

O traço cortado do delineador brilhante dá um quê futurista à maquiagem de Suelen Johann, que muitas vezes é sua própria modelo, como nesta imagem

Sem preconceito

A vibe da maquiagem metalizada vale não só para as produções noturnas, podendo ser usada, inclusive, durante o dia, afirma Suelen Johann, de O Boticário.

“Durante muito tempo, o brilho foi um vilão para o dia a dia, mas, atualmente, a tecnologia avançou e os produtos hoje têm pigmentos mais fininhos e leves, que não pesam tanto”, explica.

Para Marcos Costa, o estado de espírito e a personalidade da mulher irão influenciar no resultado da maquiagem. “Há mulheres que combinam com tudo, não é?”, diz.

Aprenda a fazer o delineado gatinho, com Suelen Johann. Sabendo estes truques, é mais fácil migrar para o delineado vazado ou cortado: