Bem pertinho de Belo Horizonte, em São Sebastião das Águas Claras, distrito de Nova Lima mais conhecido como Macacos, construído em um local cercado pela natureza e colorido por vários tons de verde, está o recém-inaugurado Campagne Restaurante. Campagne vem de campo e a ideia é oferecer ao visitante uma sensação de paz e conforto para que ele possa apreciar com tranquilidade cada prato que sai da cozinha do chef Rafael Tocchetto.

Todos os detalhes do restaurante foram cuidadosamente pensados e elaborados pelo chef e pela mulher, Gizelle Tocchetto. Com uma vasta bagagem na área de comunicação, a relações públicas proporcionou uma experiência única aos colaboradores do restaurante. A equipe foi primorosamente treinada e conhece bem a missão e os valores da casa. Gizelle fez questão de oferecer aos funcionários a degustação dos vinhos e pratos servidos para que eles pudessem apreciar as iguarias e explicar o cardápio aos clientes.

Os pratos, o chef explica, trazem o encantamento dos ingredientes que remetem ao campo e são preparados a partir da influência da cozinha francesa. Entre as entradas, destaque para o vinagrete de carne de sol servido com chips de mandioca e o patê de foie. As deliciosas variedades de pratos principais dificultam a escolha. Entre elas: barriga de porco assada lentamente, com purê de milho verde; peixe do dia assado servido com ceviche de feijão andu (veja a receita na página 17); costela bovina assada por 12 horas com purê de abóbora e farofa chic-chic. Entre as sobremesas, opções como o semifreddo de paçoquinha, o crème brûlée de especiarias e a torta com massa crocante, compota de maçã, creme de ovos e sorvete de baunilha, uma receita antiga da mãe do chef adaptada por ele. 

Produção própria 
A farofa chic-chic é um capítulo à parte. Recebeu esse nome porque, segundo o chef, é exatamente esse barulhinho que ouvimos quando levamos o garfo à boca. E, detalhe: ela é produzida no próprio restaurante. O mesmo ocorre com outros ingredientes como, por exemplo, o terrine, o azeite de pimenta defumada, o patê de foie, a linguiça artesanal. “A gente busca a experiência de proporcionar ao cliente a sensação de estar em casa. E isso inclui a comida, o ambiente, o serviço”, conta Rafael.

Todos esses ingredientes devem ser oferecidos brevemente em um empório que o casal pretende montar no Campagne. Outro projeto são aulas de gastronomia. O espaço para uma nova cozinha já existe. Falta apenas a montagem. O desejo de proporcionar uma experiência sensorial ao visitante é um sonho antigo do chef, que trabalhou em restaurantes renomados e planejou durante muito tempo a concepção de uma casa diferenciada em Macacos. Juntos, Rafael e Gizelle se empenham e não economizam esforços para agradar e proporcionar um dia especial a todos que visitam o Campagne. “O projeto que era do Rafa passou a ser nosso”, resume carinhosamente Gizelle.

 

Receita

Dourado de mar com ceviche de feijão andu

Chef Rafael Tocchetto - Campagne Restaurante

Serve quatro pessoas

 

Rodrigo Duarte / Divulgação

Dourado de mar com ceviche de feijão andu

 

Para o peixe:
- 4 filés de 200g de dourado de mar
- Sal 
- Pimenta do reino
- Azeite de oliva

Para o ceviche:
- 500g de feijão andu fresco
- 2 pimentas Cambuci sem sementes picadas em cubinhos
- 4 colheres de sopa de pimentões vermelhos picados em cubinhos
- 4 colheres de sopa de pimentões amarelos picados em cubinhos
- 4 colheres de sopa de cebola roxa picadas em cubinhos
- 400g de leite de coco
- Suco de 4 limões espremidos
- 24 folhas de hortelã em fatias finas
- 4 castanhas do Pará raladas, sal

Modo de preparo
Misture o leite de coco com a pimenta Cambuci e reserve por uma hora em geladeira. Resfrie todos os outros ingredientes do ceviche. Cozinhe o feijão andu em água fervente por cinco minutos, resfrie em água com gelo para interromper o cozimento e reserve resfriado. Misture todos ingredientes do ceviche e tempere com sal a gosto. Tempere o peixe com sal e pimenta do reino e grelhe com azeite em uma frigideira anti-aderente.

Para finalizar
Sirva o ceviche em um prato fundo, coloque o peixe sobre o ceviche e a castanha do Pará sobre o peixe. Decore com uma folha e uma flor de capuchinha. Sirva imediatamente.

Campagne: Estrada do Engenho, 1.163, São Sebastião das Águas Claras (Macacos), Nova Lima.
www.campagnerestaurante.com.br
Instagram: @campagnerestaurante
Contato: (31) 3547-7273


Harmonizando

Sommelier José Maria Carvalho

Importadora Mistral
Rua Cláudio Manoel, 723, Savassi, Belo Horizonte.
Contato: (31) 3115-2100
www.mistral.com.br

Neste prato temos que ficar atento a dois sabores: a acidez dos limões, que impacta, e o leite de coco que, por ter bastante gordura, precisa de um vinho com boa acidez para quebrar. Acho que o prato é leve, mas com sabores marcantes dos vários ingredientes frescos. Prefira os brancos e rosados com boa acidez.

 

Divulgação

La Petit Perrière Sauvignon Blanc 2014 - Domainr Guy Saget - Loire - França R$ 91
Aromas intensos de frutas e minerais. Na boca, é refrescante. A mineralidade é presente, o que torna o conjunto equilibrado e gastronômico.

 

 

Divulgação
Rosa dei Masi 2014 - Agrícola Masi - Veneto - Itália - R$ 152,65
Um rosado de alto nível, feito com a uva Refosco levemente passificada, que lhe confere complexidade aromática. Muito seco e fresco. Um rosado sério, que oferece uma nova visão sobre os vinhos rosados.