Aos 30 e poucos anos, Felipe Galastro já fez de tudo um pouco. Começou a trabalhar aos 14 anos. Iniciou os cursos de psicologia, publicidade, artes plásticas. Desistiu de cada um deles quando percebeu que queria trilhar outro caminho. Aos 26 anos, escolheu que o rumo certo apontava para a cozinha. Decidiu se matricular no curso que o formou gastrônomo. Hoje, é o chef executivo do Templo Cervejeiro da Cervejaria Backer e comanda uma equipe com 20 pessoas.

Cada etapa que vivenciou foi importante para conduzir Felipe até aqui. Mas, talvez, o período mais proveitoso tenha sido o que se dedicou à Polícia Militar. Sim. E, do tempo em que foi soldado, guarda lições de disciplina, companheirismo, respeito ao outro, espírito de união. Lições inteligentemente aplicadas no dia a dia como cozinheiro.

Oportunidades
Como tudo na vida desse jovem chef, a formação como gastrônomo foi marcada por grandes oportunidades de aprendizagem. Desde os primeiros meses da faculdade, Galastro encarou o mercado com seriedade. Como auxiliar de cozinha lavou prato. Passou por grandes restaurantes. Trabalhou com nomes importantes da gastronomia como Felipe Rameh e Fred Trindade. “Eu me reinventei para seguir a profissão que eu queria. Minha carreira se baseou no aprendizado. Aproveitei cada pessoa que passou pela minha vida. Aprendi muito”, diz.

Todo o conhecimento e os valores são compartilhados com os colaboradores com quem trabalha. O chef, que faz questão de ser chamado de cozinheiro, se preocupa com o glamour que envolve a profissão. Ensina aos mais jovens que o esforço é necessário. Tem que ter dedicação.

Ele tem a tarefa de administrar toda a operação do restaurante. Faz o planejamento e a gestão da cozinha, do estoque, dos cardápios, gere as pessoas. Explica que é um ambiente onde se trabalha sob pressão. O tempo dita o ritmo. Tem hora certa para montar a receita, para entregar o pedido para o cliente. Um processo que exige rapidez e qualidade. 

Felipe sabe que a missão de um cozinheiro vai além de entregar um prato bom. Passa pelo respeito ao ingrediente. Cada talo de salsa que vai para o lixo representa um desperdício que deve ser evitado. Tem a ver não só com as finanças do restaurante, mas com o respeito à dedicação do produtor rural e a valorização dos insumos naturais gastos na produção dos alimentos. 

Com esse conceito, o chef e sua equipe fazem sucesso no Templo Cervejeiro. O espaço, idealizado pela Backer, uma das cervejarias artesanais pioneiras em Minas, reúne turismo, gastronomia, negócios, arquitetura, decoração, conhecimento, cultura e, claro, cerveja. Confira na página 17 uma das receitas que fazem sucesso por lá.


Receita

Backer Boss Wings

Chef Felipe Galastro
Templo Cervejeiro – Cervejaria Backer

Boss Wings

Digite aqui a legenda

Ingredientes
10 unidades do meio da asa de frango
200 ml Cerveja Pele Vermelha Backer
200 gramas alho
20 gramas cebolas
5 gramas sal
5 gramas pimenta do reino
25 ml azeite
1 ramo pequeno do maço de salsinha 
50 ml Molho Buffalo Chef’n Boss 
50 gramas farinha de trigo
2 ovos 
50 gramas farinha Panko (farinha especial de pão japonesa)
300 ml óleo para fritura (algodão, palma ou girassol) 

Modo de Preparo
Processe o alho, a cebola, o sal, a pimenta, a salsinha e o azeite até que vire uma pasta homogênea. Esfregue bem os meios de asa com essa pasta e deixe marinando por 24 horas. Após o descanso, disponha os pedaços de frango em uma assadeira, adicione a Cerveja Pele Vermelha Backer, cubra com papel alumínio e leve ao forno, pré-aquecido em 160° C por 45 minutos.

Retire os meios da asa do caldo de cocção e envolva-os no molho Búfalo Chef’n Boss. Disponha-os em uma grade, sobre uma assadeira e volte ao forno, desta vez em 180° C por mais 15 minutos.

Resfrie e reserve.

Aqueça o óleo para fritura em uma panela de fundo grosso. Prepare a empanação:
Separe em três assadeiras retangulares médias a farinha de trigo, os ovos (previamente misturados) e a Panko.
Passe, um a um, os meios da asa, primeiro, na farinha de trigo. Depois, nos ovos. E, por fim, na Panko. Certifique-se de que você tenha removido o excesso de farinha de trigo e de ovos e de que não haja espaços vazios após passar na Panko.

Frite as asinhas empanadas no óleo quente. Elas devem ficar completamente imersas.

Escorra em um papel toalha e sirva com um potinho de molho Búfalo Chef’n Boss para mergulhar as iguarias.

Contato: (31) 98837-0102
@felipegalastro
Facebook: Felipe Galastro

 


Harmonizando

Heitor Silva
Blog Cervejas e Sabores
Contato: (31) 99199-2171
www.cervejasesabores.com.br

 


Cerveja Backer Três Lobos Pele Vermelha

 

Backer

Digite aqui a legenda


Origem: Belo Horizonte, Minas Gerais
Estilo: American-Style India Pale Ale (ou simplesmente American IPA)
Teor alcoólico: 7,0%
O intenso amargor da cerveja intensifica a picância do molho buffalo e, por consequência, o sabor geral da Boss Wings. Sua boa capacidade de refrescância auxilia na limpeza da untuosidade das papilas gustativas (ocasionadas pelo próprio molho), preparando o paladar para uma mordida no petisco e, assim, sucessivamente. Não menos importante, seu teor alcoólico moderado a médio contribui para o corte das gorduras do próprio frango e da manteiga utilizada na receita.