Que tal embarcar em uma viagem sensorial e testar o tato, olfato, audição, paladar e visão? A ideia é tapar os olhos e descobrir que alimentos e bebidas estão sendo degustados. Esse é o desafio da Cápsula dos Sentidos, que será montada em uma grande tenda do Senac para surpreender os participantes do 2º Congresso Mineiro de Gastronomia, que promete movimentar a capital mineira nos próximos dias 28, 29 e 30.

A Cápsula dos Sentidos será apenas um aperitivo para quem pretende mergulhar no universo da gastronomia e participar das discussões mais atuais que rondam o segmento. Fazem parte da programação cozinhas show, degustações, estandes com demonstração de serviços e produtos, palestras, workshops, oficinas, encontro de blogueiros, mesas redondas e cursos de cervejas artesanais.

Hotelaria e turismo também serão debatidos durante o Congresso. Na pauta de discussões, o empreendedorismo vai ter espaço garantido com dicas e orientações para quem planeja abrir um negócio ou para aqueles que já possuem uma empresa do segmento e têm interesse em se aperfeiçoar. “Trata-se de uma excelente oportunidade para empresários e profissionais promoverem um intercâmbio de ideias, conquistarem novos mercados e, ainda, realizarem negócios entre si”, afirma Marcelo Wanderley, um dos organizadores. 

Chefs renomados de todo o país, além de acadêmicos que são referência no setor, vão se unir a chefs mineiros para conversar também sobre outros temas como sustentabilidade, tendências mundiais do mercado, inovação, turismo e gastronomia. “Vamos ter a participação de excelentes palestrantes, todos são referência em suas áreas. Será um momento único para estudantes se atualizarem sobre as tendências do mercado”, afirma Nelson Cunha, outro organizador do evento. O encontro também promete ser marcado por muita interatividade. 

Na noite de abertura do Congresso, 28/11, haverá um jantar beneficente com renda revertida para a CAPE, Casa de Acolhida Padre Eustáquio, entidade que apoia 113 crianças com seus acompanhantes oferecendo assistência para a continuidade do tratamento do câncer. A iniciativa, totalmente voluntária, vai reunir cinco dos mais renomados chefs de cozinha do nosso país, convidados do idealizador do evento, o chef Leonardo Paixão, do Restaurante Glouton. O jantar será no Museu Inimá de Paula, às 20h. Os convites para o menu harmonizado já estão à venda na sede da CAPE. Informações pelo telefone: (31) 3401-8000.

O Congresso Mineiro de Gastronomia será no Hotel Mercure Lourdes, que fica na Avenida do Contorno, 7315, no bairro Lourdes. Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla. Todos os detalhes sobre a programação e inscrições estão no site: www.congressodegastronomia.com.br