Com a chegada da estação mais quente do ano, a procura por comidas frescas e mais leves aumenta nos restaurantes. O ceviche, prato de origem peruana, que nada mais é do que um peixe cozido no limão ou outro cítrico, torna-se uma excelente opção de entrada. Saboroso e delicado. No restaurante Badejo, casa especializada em peixes e frutos do mar, o ceviche torna-se, nesta época, uma das iguarias mais pedidas.

O ceviche entrou no cardápio em meados de novembro de 2016. Por ser uma receita peruana, alguns ingredientes são adaptados. Preparar o prato é uma tarefa feita por uma equipe comandada pelo chef Daniel Dalcin. 

Filho da matriarca, a chef Regina Maura, Daniel e o irmão, Gustavo Dalcin, levam adiante uma história de quase três décadas. O restaurante Badejo foi inaugurado em abril de 1990 e sempre teve a tradição da cozinha na família. Graças à mãe, o chef recebe o incentivo para aprimorar as receitas. Muitas delas criadas por ele, que vai ensinar a preparar o ceviche. 

Leia mais:

Irmãos que administram a Classe A Frutos do Mar preparam novidades para 2017

Frente da gastronomia: alimentação e os mercados informais

RECEITA

Ceviche de peixe

Chef Daniel Dalcin
Restaurante Badejo

 

Ingredientes:
70 gramas de peixe branco
Pimentão vermelho 
Pimentão amarelo
Salsa
Pimenta do reino
Sal
Cebola roxa
1 limão 
1 laranja 

Modo de preparo:
Depois de limpo, corte o peixe em cubos médios (nem muito pequeno e nem muito grande) e reserve em um recipiente fundo. Coloque esse recipiente dentro de outro com gelo para conservar a temperatura e textura do peixe. Feito isto, corte a cebola em formato julienne, retire as sementes da pimenta, pique os pimentões e junte ao peixe já cortado. Deixe o peixe marinando no suco do limão e da laranja por cerca de dez minutos. Misture tudo, espere por mais dez minutos e sirva.

Restaurante Badejo
Rua Rio Grande do Norte, 836 - Savassi, Belo Horizonte
Contato: (31) 3261-2023
Funcionamento: 11h30 às 15h e 18h à 23h30
A casa conta com estacionamento próprio e serviço de manobrista.

Harmonizando

Sommelier José Maria Carvalho

Importadora Mistral
Rua Cláudio Manoel, 723, Savassi, Belo Horizonte. Contato: (31) 3115-2100
www.mistral.com.br

O ceviche é bem aromático e de sabor marcante, por isso prefira vinhos leves mas com personalidade presente e acidez alta para equilibrar os sabores ácidos do limão e laranja.

Amayna Sauvignon Blanc 2014

- Viña Garces Silva - Chile 
R$ 151,95
Grandioso, frutos tropicais, notas cítricas e minerais.
Na boca, o grande frescor equilibra as notas de maçã verde e abacaxi.

Altano Branco 2015 - Symington - Portugal 
R$ 81,90
Uma mistura muito bem feita das uvas Malvasia Fina, Viosinho, Rabigato e Moscatel Galego que aportam muito aroma ao conjunto, com notas de frutas maduras e toques minerais.
No palato é fresco e cativante. Um achado para os sabores do verão.