Acostumada à movimentação e à correria da cidade grande, a chef Joanne Ribas decidiu dar uma guinada na vida. Foi durante uma visita a São José do Barreiro, distrito de São Roque de Minas, na Serra da Canastra, no Sudoeste de Minas, que decidiu que mudaria para lá. Notou que o lugarejo, rodeado de belezas naturais - como a cachoeira Casca D’Anta - e que costuma receber muitos turistas, era carente de um local que oferecesse uma boa opção de gastronomia.

No novo lar, Joanne montou o restaurante Cozinha Original. Isso já faz dois anos. Ao perceber que os turistas - em sua grande maioria, paulistas - visitam as terras mineiras em busca da comida mais rústica, a chef, acostumada à alta gastronomia, adaptou o cardápio para atender os clientes e agregou ao restaurante o fogão a lenha e as panelas de pedra e de barro. 

No restaurante, que oferece uma vista incrível para a serra, às margens da Casca D’Anta, estão pratos com ingredientes típicos da nossa culinária, como o bolinho de milho e o ceviche de jiló, que é uma receita de avó que a chef vai compartilhar conosco.

Junto com o restaurante, funciona a padaria Cozinha Original. Quem cuida dessa parte do negócio é o gerente Paulo Roberto, que é padeiro de formação, e teve a ideia, já que a única padaria que funcionava no povoado havia fechado. De lá, saem pães e quitandas que abastecem as pousadas locais e os moradores.

Joanne deixou pra trás uma vida corrida, em que a agenda era ocupada pelo restaurante de alta gastronomia, os cursos, os textos para a coluna do jornal em Divinópolis, no centro oeste de Minas, e se juntou a uma turma que acredita no potencial turístico da Serra da Canastra. Está feliz da vida com a escolha e com a oportunidade de transformar um pedacinho do nosso Estado em um local ainda mais atrativo para os visitantes.

Voltar pra cidade grande, segundo ela, nem pensar. “Tem muita gente legal que comprou a ideia da Canastra. Isso é uma mina de ouro pra quem quer conhecer uma boa gastronomia, um bom local. Os mineiros mesmo não conhecem tanto”, observa a chef. 


Receita

 

Ceviche de jiló com cebola roxa e limão capeta
Ceviche de jiló com cebola roxa e limão capeta

 

Ceviche de jiló com cebola roxa e limão capeta
A receita é antiga. Era preparada pela avó da chef Joanne Ribas, a “dona Donana”, nome como carinhosamente era conhecida. O prato tem saída garantida no Restaurante Cozinha Original, que fica em São José do Barreiro, distrito de São Roque de Minas, na Serra da Canastra. “Até quem não gosta de jiló aprova. As crianças adoram. É só ter boa vontade de experimentar”, garante a chef. A saladinha vai bem com tutu, feijoada e com outros pratos quentes. O segredo é lavar o jiló junto com a cebola em água corrente para tirar o ardor. O vinagrete foi batizado pelos clientes do restaurante de ceviche devido à semelhança com o prato peruano. Então, renda-se.

Ingredientes
6 jilós descascados e fatiados em lâminas bem fininhas;1 dente de alho picadinho;1 cebola roxa fatiada fininha;suco de 3 limões capeta ou limão galego e ½ copo d’água gelada; pimenta verde picadinha sem sementes (bode ou, se preferir, biquinho) - opcional; azeite, sal e pimenta do reino a gosto;cheiro verde a gosto.

Modo de fazer
Preparar o vinagrete com todos os ingredientes, conferir o tempero e deixar na geladeira até a hora de servir. Este vinagrete fica ainda mais gostoso no outro dia ou depois de algumas horas refrigerado.

Chef Joanne Ribas
Restaurante Cozinha Original
Contato: www.cozinhaoriginal.com.br

 

Harmonizando

 

Antoinette Cidre Bouché de Cru - Duché de Longueville - Normandia - França

Preço: R$ 78,00

Feita a partir de uma segunda fermentação, como nos espumantes, essa Sidra é obtida de variedades de maçãs próprias para a elaboração da bebida. Artesanal, feita à moda antiga, seca e leve, perfeita para aperitivos ou para harmonizar com pratos no mesmo estilo, alegres e fáceis de gostar.

 

Outer Limits Sauvignon Blanc 2014 - Viña Montes - Chile

Preço: R$ 177,99

Surpreende pela elegância e riqueza de sabores de fruta tropical e vegetais, combinadas a uma incrível mineralidade e frescor. Este maravilhoso branco já foi eleito o melhor Sauvignon Blanc de clima frio do Chile.