Vai uma cerveja ‘ao molho pardo’?

Da Redação
territorios@hojeemdia.com.br
04/09/2016 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:40
 (Divulgação)

(Divulgação)

Quem pensa que molho pardo só dá nome ao tradicional prato mineiro está muito enganado... A nova cerveja artesanal da Capistrana, de Diamantina, lançada neste inverno, foi batizada de “Molho Pardo”, com a proposta de homenagear o mais emblemático prato de referência do antigo Arraial do Tejuco, o frango ao molho pardo ou xinxim da Chica. 

A edição especial, que só será fabricada na estação mais fria do ano, fez um sucesso enorme. Segundo a representante comercial da Capistrana, Bárbara Rocha, a ideia surgiu durante um encontro dos proprietários da cervejaria com o chef Eduardo Avelar, em Montes Claros, no Norte de Minas. 

“No fim do ano passado, participamos do encontro mineiro de hotelaria, onde tivemos o prazer de conhecer o chef. Durante nossa conversa, ele deu a ideia de criarmos uma cerveja que levasse o nome ‘Molho Pardo’, fazendo uma alusão ao principal prato de nossa região. Abraçamos a ideia e aprimoramos a receita até chegarmos no produto desejado”, contou.

Brown Ale

A aposta sazonal da Capistrana é uma brown ale leve, encorpada e saborosa, que lembra o molho pardo na coloração e harmoniza perfeitamente com o prato. 

“Fizemos uma cerveja com o que existe de melhor em termos de ingredientes. Ela leva malte inglês torrado e também o simples, e lúpulos australianos com aroma. Tivemos o cuidado de não deixar o sabor muito amargo, embora seja uma cerveja escura”, explica a química Bruna Melo, responsável técnica pela produção da Capistrana. 

Os restaurantes e bares de Diamantina, Belo Horizonte, Itamarandiba, Turmalina e Ouro Preto que receberam a Capistrana Molho Pardo têm pouco ou quase nada da cerveja para vender agora. 

“Foi um sucesso. Restaram pouquíssimas unidades. Ainda temos limitações de infraestrutura para produzir mais um tipo de cerveja o tempo todo, por isso, por enquanto, só conseguiremos colocá-la à venda novamente no próximo inverno”, observa Bárbara Rocha. 

Cardápio

Além dessa brown ale, a Capistrana produz cinco tipos da bebida: Pilsner, Trigo, Pale Ale, Red Ale e India Pale Ale (IPA). 

A cervejaria surgiu em 2014, como um hobby. Era produzida na casa de um dos proprietários, até que a demanda cresceu e o que antes era apenas diversão virou negócio. Hoje, a Capistrana possui sede própria, tem funcionários e produz cerca de 2,5 mil litros por mês. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por