Vestido do ‘Sim’: Traje para o grande dia deve ter a cara da noiva

Flávia Ivo
fivo@hojeemdia.com.br
21/05/2017 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:38

Você está noiva e, até agora, todas as escolhas pareceram bem fáceis: a data, o local da cerimônia, os padrinhos... No entanto, o momento mais desafiante da preparação do casamento chegou: encontrar o vestido ideal.

Nesta hora, mil coisas passam pela cabeça da noiva: “Vou agradar meu futuro marido?”, “Meus pais ficarão orgulhosos?”, “Conseguirei impressionar parentes e amigos?”. 

Porém, apesar dos questionamentos naturais, escolher um modelo confortável, que favoreça os melhores pontos do corpo e esteja condizente com seu estilo são quesitos mais importantes a cumprir do que agradar aos outros.

Ajuda

As dúvidas quanto ao traje são comuns à maioria das mulheres, mas dicas profissionais podem ajudar as noivas no momento do “sim” ao look. 

Para começar, é preciso definir qual o orçamento disponível para o item. Em seguida, de acordo com a consultora de comportamento Maria Inês Borges, professora da Fundação Getúlio Vargas, é preciso atentar para o horário e o ambiente em que será realizada a cerimônia. “Serão decisivos para a escolha”, diz.

Adequado

Se o casamento está programado para o dia, até as 17h, a opção por um vestido mais clean, discreto, com pouco ou nenhum brilho é a sugestão da instrutora de moda do Senac BH, Alessandra Terzi. 

“O tecido deve ser mais leve e fluido; o véu, em um comprimento menor; as joias e acessórios com pedras ou florais, para combinar com a proposta do diurno, ou mesmo do ar livre”, explica.

Para cerimônias noturnas, tudo é permitido, coloca Alessandra. “É um momento que nos permite abusar dos bordados, brilhos, de uma cauda do vestido maior, assim como o véu; é possível trabalhar elementos na vestimenta, como acessórios mais extravagantes”.

Mesmo diante de tantas possibilidades, a consultora Maria Inês Borges destaca que todo cuidado é pouco ao optar por detalhes ousados. “Decotes profundos, fendas altas e vestidos justos demais não são próprios para cerimônias. Deve-se lembrar que o casamento é uma solenidade”.

Noivos, mães e madrinhas também merecem atenção

Os trajes do noivo, das mães e pais do casal, bem como dos padrinhos, também são itens que merecem a atenção durante a organização da cerimônia. Do mesmo jeito que influenciam a escolha do vestido de noiva, a formalidade do evento, a hora e o ambiente precisam ser levados em consideração por todos.

Para os casamentos diurnos, os vestidos das mães e das madrinhas podem ser mais curtos e menos trabalhados em pedrarias e brilhos. Nesses eventos, o noivo pode optar por um terno cinza mais claro, creme e até branco, o que for mais parecido com ele. 

“Cuidado com os vestidos em tons claros, muito parecidos com o da noiva. As cores muito pesadas também não são muito adequadas, pode passar uma mensagem de que a pessoa não está feliz com o casamento. É preciso ter bom senso para vestir-se”, coloca a instrutora de moda do Senac BH, Alessandra Terzi.

Noturno

À noite, da mesma forma que a noiva pode colocar um traje mais pomposo, as madrinhas, mães e o noivo, também. Para elas, tecidos nobres, vestidos com bordados e pedrarias mais discretos, de preferência. 

“A atenção, neste dia, está voltada para a noiva. Isso sempre deve ser lembrado”, destaca a consultora de comportamento Maria Inês Borges.

Para o noivo, as opções são os fraques, nas cores preto ou cinza chumbo, ou mesmo ternos e smokings nesses tons.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por