Mario finalmente se rende aos smartphones; foco na jogabilidade é prioridade

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
19/09/2016 às 07:54.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:53
 (Nintendo)

(Nintendo)

A migração de games para celulares e smartphones é uma realidade há mais de 15 anos. E com a sofisticação dos aparelhos franquias como “Street Fighter”, “Final Fantasy” e “Tomb Raider”, ganharam edições para dispositivos móveis e passaram a disputar mercado com séries originalmente mobile como “Angry Birds” e “Candy Crush”. No entanto, faltava um personagem... Faltava!

Super Mario, considerado um dos principais ícones dos games, finalmente ganhará um game para telefones. Com lançamento previsto para dezembro, “Super Mario Run” terá versões para iOS (iPhone) e Android.

O anúncio do game ocorreu na semana passada, durante um evento da Apple, e foi apresentado por ninguém menos que Shigeru Miyamoto, o criador do encanador italiano. Segundo o executivo da Nintendo, uma das principais preocupações do game é em relação à jogabilidade, que permitirá que o jogador utilize apenas uma das mãos para conduzir o jogo.

Como o nome indica, em “Super Mario Run” o jogador precisa auxiliar Mario a transpor obstáculos durante uma corrida desenfreada por cenários clássicos dos games da série. Para isso, basta tocar na tela para que o gordinho salte pelos inimigos e barreiras. 

De acordo com Miyamoto, é possível jogar o game tranquilamente enquanto se viaja de pé no metrô, com uma das mãos ocupadas em segurar as barras do vagão e a outra controlando o game.

Estratégia
A chegada de Mario aos telefones e tablets faz parte do plano de recuperação da Nintendo, que já havia anunciado uma estratégia para se firmar no mercado mobile. Uma das primeiras iniciativas foi o lançamento de “Pokémon Go”, que assim como “Super Mario Bros” é uma das principais franquias da Big N.

Em 'Super Mario Run' o jogador precisa auxiliar Mario a transpor obstáculos duranteuma corrida desenfreada por cenários clássicos dos games da série


Ainda sem preço definido, o que se sabe é que o joguinho terá versões gratuitas e pagas. Proprietários de dispositivos Apple (iPhone e iPad) que quiserem garantir sua cópia para a data da publicação já podem fazer a reserva na App Store. Já na Google Play, o game ainda não está disponível.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por