(Flávio Tavares / arquivo Hoje em Dia)
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De acordo com a pesquisa, a expectativa é de que os mineiros gastem um valor médio de R$ 100 em cada produto a ser comprado. A estimativa é baseada no relato de 80,4% dos entrevistados. primeiro destino do rendimento extra será a quitação de dívidas, caso de 39,3%, contra 34,6%, em 2015. Os itens mais procurados serão roupas (40%), brinquedos (29,5%), perfumaria (18,5%) e calçados (15%). A maior parte dos clientes planeja realizar os pagamentos à vista, no dinheiro ou no cartão de débito, caso obtenha descontos. Na pesquisa, também chama a atenção o fato de 49,1% das pessoas afirmarem que deixarão para comprar o presente de Natal após a passagem da data. “Vão esperar as ações promocionais do comércio após esse período”, aponta o economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida.
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Um grande atrativo para motivar os gastos natalinos serão as promoções e liquidações, que devem ser realizadas por 72,3% dos empresários. Outros 20% prometem um atendimento diferenciado.
A data é a mais importante do ano para o setor e, por isso, gera otimismo. Entre as empresas que são impactadas na cidade (74% do total), 31,2% acreditam que as vendas serão melhores, enquanto 28,4% acham que serão iguais ao ano passado, como indica outro estudo da entidade, o de Expectativa de Vendas, feito com empresários. O valor afetivo da celebração e as ações promocionais nas lojas são os principais motivos apontados para as boas expectativas.