Evento da AMM

Abertura do 37º Congresso Mineiro de Municípios lota Expominas e debate governança e gestão

Izamara Aracanjo
Especial para o Hoje em Dia
01/06/2022 às 19:00.
Atualizado em 01/06/2022 às 19:25
A abertura do 37º Congresso Mineiro de Municípios lotou o Expominas (Eugênio Gurgel / Divulgação)

A abertura do 37º Congresso Mineiro de Municípios lotou o Expominas (Eugênio Gurgel / Divulgação)

Começou nesta quarta-feira (1º) a abertura do 37º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), no Expominas, em Belo Horizonte. Em 2022, a AMM conta com a parceria do Sebrae, dentro das ações do convênio Desenvolve Minas Gerais, na organização do evento, que tem como tema “Governança e Desenvolvimento em Foco nas Gestões Municipais”.

Na abertura do evento, os discursos das autoridades ao longo da solenidade selaram a gestão firme, atuante e histórica do atual presidente Julvan Lacerda, que chega ao fim, após cinco intensos anos à frente da entidade.

Ao iniciar seu discurso, tomado de muita emoção e esperança, o presidente da AMM, Julvan Lacerda, ressaltou a união dos prefeitos de toda a Minas Gerais como a fórmula de sucesso desta gestão na AMM.

“Este evento é muito especial, por vários motivos: marca a retomada do Congresso presencial, após a pandemia de Covid-19, fecha um ciclo de muitas lutas pelo desenvolvimento dos municípios mineiros, e, neste momento, há apenas uma mudança de cadeiras, pois a nova gestão vai continuar o trabalho iniciado há cinco anos. Tem muito o que conquistar pela frente e a  luta continua”, disse.

Para conseguir aliar o trabalho como prefeito, presidente da AMM, vice-presidente da CNM e de importante mobilizador dos prefeitos em prol das causas municipalistas, o presidente Julvan Lacerda contou com o apoio da equipe da Associação e, principalmente, de sua família.

“Eu fiz questão de trazer a minha esposa, Sheila, para o palco, porque eu quase não ia em casa. E ela e meus filhos me apoiaram e compreenderam a minha luta”, frisou o presidente ao ressaltar a importância da família como sendo a base para ele fazer o trabalho à frente da AMM com determinação, alcançando os resultados exaltados por todas autoridades em nível municipal, estadual e federal.

Na avaliação do presidente eleito e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius da Silva Bizarro, que toma posse nesta quinta-feira (2), é um momento muito especial. “Estou muito feliz em chegar neste posto, fruto de um trabalho que começou em 2017,  assim que assumi a prefeitura de Coronel Fabriciano. Desde aquela época vi a necessidade do associativismo. Vim do Rio Grande do Sul, onde é comum o cooperativismo e, até 2018, os prefeitos mineiros não tinham familiaridade com a proposta que agora entendem e fazem parte. Engajei-me na AMM, como vice-presidente, e participei do feito histórico de ver entidade passar de pouco mais 400 municípios para 780 afiliados”,  comemorou.    

Homenageados
Na abertura do congresso, que é considerado o maior evento de entidade estadual municipalista do País, também foi realizada a entrega da Comenda Especial do Mérito Municipalista e Entrega da Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo, em ambiente composto por centenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, servidores públicos e público em geral, além da diretoria da AMM e das principais autoridades do Estado.

Representando o principal parceiro do evento, o presidente do Sebrae Minas, Roberto Simões, salientou a relevância do congresso e do trabalho desenvolvido juntamente com a AMM para o fortalecimento dos empreendedores mineiros e, consequentemente, dos municípios. Em seu discurso, Simões ressaltou, ainda, a visão do presidente da AMM, Julvan Lacerda, ao enxergar a oportunidade e selar a parceria com o Sebrae. No primeiro dia do evento, o Sebrae conduziu o segundo “Seminário Estadual de Reconversão Produtiva em Territórios Minerados”.

Presidente eleito da AMM, Marcos Vinícius da Silva Bizarro, prefeito de Coronel Fabriciano (Eugênio Gurgel / Divulgação)

Presidente eleito da AMM, Marcos Vinícius da Silva Bizarro, prefeito de Coronel Fabriciano (Eugênio Gurgel / Divulgação)

Na sequência, o diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, falou sobre a aproximação do órgão com a AMM e dos novos programas para melhorias do dia a dia dos mineiros. A Cemig é parceira do Congresso e tem um painel especial na programação do evento sobre o programa “Transformar Vidas com Nossa Energia”. 

Ainda no discurso de abertura do evento, o presidente da AMM realçou a importante conquista do acordo entre a AMM e o Estado, firmado em 2019, para a quitação da dívida da gestão anterior com os municípios em cerca de R$ 7 bilhões. E do novo acordo, de 2022, para pagamento da dívida com a área da Saúde. Igor Eto, secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, representando o governador Romeu Zema, em seu pronunciamento, ressaltou a forma cordial com a qual Julvan Lacerda conduziu as negociações e falou sobre os novos projetos do governo, contando, sempre, com o apoio dos prefeitos mineiros, todos unidos em prol do desenvolvimento de Minas Gerais.

O deputado estadual e vice-presidente da ALMG, Antônio Carlos Arantes, considerou o 37º Congresso da AMM um evento emblemático, pois marca a retomada do pós-pandemia, o que para ele é um momento de comemoração. “É chegada a hora de celebrar os mandatos do presidente Julvan Lacerda, que, ao longo dos anos, deu estatura à associação ao trabalhar com as pautas mais importantes do municipalismo, como o acordo da Vale, a negociação de dívidas com o Estado, além dos repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Tenho certeza que será a continuação de um excelente trabalho, pois o Dr. Marcos é um homem firme e sério e se mostrou um prefeito com grande capacidade de gestão. Então, tenho certeza que a AMM estará em boas mãos”, avaliou.

Presente na mesa de abertura do evento, o Senador Alexandre da Silveira (PSD) lembrou que Minas Gerais tem o maior número de municípios do Brasil e é na cidade que a vida das pessoas acontece. Para ele, o fortalecimento do municipalismo com apoio para a saúde, educação, segurança alimentar em um momento em que a fome campeia pelo Brasil é fundamental. “Estar aqui sob a liderança do presidente Julvan Lacerda, alguém muito determinado, que construiu a visão municipalista de Minas Gerais e a projetou para o Brasil com seu trabalho e sua equipe, é muito gratificante”, disse.

Representando o Governo Federal, a ministra substituta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Tatiana Alvarenga, citou a relevância de todos apoiarem as ações de inclusão no ambiente de trabalho, espaços públicos e, também, nos eventos, como o congresso da AMM. Em seu discurso, a ministra reforçou a declaração do presidente Julvan quanto ao apoio da família ao seu trabalho como municipalista, a importância de Minas Gerais para a economia do país e os projetos da pasta.

Comenda Especial do Mérito Municipalista
Durante a cerimônia, entidades e personalidades políticas, jurídicas e de outros setores, que se destacam durante o último ano no trabalho de promoção do desenvolvimento dos municípios e dos cidadãos mineiros, foram homenageadas com a Medalha do Mérito Municipalista “Celso Melo de Azevedo”, além da Comenda Especial do Mérito Municipalista, dedicada ao Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema.

Homenageados com a medalha:

  • Rodrigo Gonçalves Franco, Subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais
  • Joaquim Francisco Neto e Silva, Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais
  • Rodrigo Sousa Rodrigues, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais – PMMG
  • Marcelo Bomfim, Diretor-Presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG S.A.
  • Igor Mascarenhas Eto, Secretário de Estado de Governo de Minas Gerais (SEGOV)
  • Jarbas Soares Júnior, Procurador-Geral de Justiça do MPMG
  • Desembargador Gilson Soares Lemes, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
  • Deputado estadual Antonio Carlos Arantes, primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Palestra magna
Para uma plateia de gestores municipais, o empresário, escritor e fundador da JR Diesel, Geraldo Rufino, contou a sua trajetória de vida, desde quando era catador de latinhas, ensacador de carvão, até o momento que em que fundou a JR DieselL, uma empresa que se destaca na reciclagem automotiva da América Latina.

Na palestra magna, que ocorreu após a abertura solene do 37º Congresso Mineiro de Municípios, Rufino, que escreveu o livro best-seller “Catador de Sonhos”, falou aos prefeitos sobre comportamento empreendedor tão necessário aos gestores municipais. “O servidor público, como o próprio nome diz, está na sociedade para servir as pessoas. E servir as pessoas está na raiz do empreendedorismo”, reforça.

Geraldo Rufino lembrou ainda que a atitude empreendedora por parte de uma gestor público, engloba atitude de dono e entendimento que a gestão na prefeitura é a extensão do cuidado com a família. “Tudo começa na base. A base começa na família, depois tem a sociedade e o município”, acrescentou.

O empresário destacou que os agentes públicos devem lembrar sempre da importância que eles têm para o município, até para que a população veja o político e a política como ferramentas essenciais para o avanço da sociedade. “A política é solução, ninguém vive sem política. A atitude empreendedora dos gestores pode fazer uma transformação que saia dos municípios, siga para o Estado e assim para toda federação”.

Congresso
O maior evento de entidade estadual municipalista do país, o 37º Congresso Mineiro de Municípios, da Associação Mineira de Municípios (AMM), acontece até 2 de junho, das 9h às 18h, no Expominas, em Belo Horizonte.

Após dois anos sem ser promovido, devido à pandemia da Covid-19, gestores, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, agentes públicos, imprensa e público em geral podem participar gratuitamente do congresso, que tem como tema “Governança e Desenvolvimento em Foco nas Gestões Municipais”.

Em 2022, a AMM conta com a parceria do Sebrae, dentro das ações do convênio Desenvolve Minas Gerais, com a estimativa de público recorde, cerca de oito mil participantes por dia.

Os visitantes poderão conferir, simultaneamente, salas técnicas, debates, fóruns, seminários, o debate com os pré-candidatos ao Governo de Minas, a posse da nova diretoria da AMM, além da grande Feira para o Desenvolvimento dos Municípios, já em sua 35ª versão, que transformaram o Expominas em um grande movimento em busca de melhorias para os municípios.

Serviço:

37º Congresso Mineiro de Municípios
Data: até 2 de junho
Local: Expominas, em Belo Horizonte, MG
Inscrições: gratuitas no hotsite do evento (exceto para palestras, já encerradas)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por