ALMG realiza debate sobre o uso de energia solar no Norte de Minas

Da Redação (*)
primeiroplano@hojeemdia.com.br
25/04/2016 às 17:37.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:06
 ( Divulgação)

( Divulgação)

A implementação, os entraves e as oportunidades do uso da energia solar no Norte do Estado é tema de debate na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que ocorre em 04 de maio a partir das 9h. A iniciativa busca encontrar soluções sustentáveis para contornar a aridez da região e colocar em prática o uso de novas formas de fontes renováveis.

Realizado pelo deputado Gil Pereira (PP), o Debate Público Energia de Fontes Renováveis busca discutir a transformação do sol em gerador de renda para a região. “Participei de um seminário na Alemanha e percebi que países com menor insolação que o nosso produziam muita energia fotovoltaica. Então, vi que nossa região tinha um potencial enorme para isso”, afirma o parlamentar.

A região Norte do Estado já tem olhos em projetos de energia sustentável. Desde 2011, uma série de medidas foram tomadas para incentivar o uso da energia solar – em especial a fotovoltáica – em residências, comércios e indústrias. 

Em 2011, sob recomendação do Governo Estadual, a Companhia Elétrica de Minas Gerais (Cemig) lançou o Atlas Solarimétrico de Minas, que buscava localizar e identificar os locais de maior incidência de radiação solar no Estado.

No ano passado, o governador Fernando Pimentel (PT) sancionou a lei 21.713/2015, que amplia o prazo para a concessão de créditos de ICMS relativo à aquisição de energia solar no Estado.

Entre 2014 e 2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou leilões de energia fotovoltáica e Minas Gerais obteve 650 megawatts de energia, desse total, 240 serão destinados ao município de Pirapora, no Norte do Estado.  

A cidade, inclusive, receberá a primeira usina solar da América Latina, que deverá iniciar seu funcionamento até agosto de 2017. O empreendimento é parceria entre a espanhola Solatio Energia e a canadense Canadian. Cerca de R$1,6 bilhão serão investidos no projeto. 

Outra cidade com projeto para implantar o potencial da energia solar é Montes Claros, que conta com um projeto de geração fotovoltaica da Universidade Estadual de Montes Claros.

(*) Com informações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por