Terceira via

André Jonones oficializa neste sábado candidatura à presidente pelo Avante

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
23/07/2022 às 11:21.
Atualizado em 23/07/2022 às 11:29
 (Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)

(Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)

André Janones será oficializado candidato à presidência da República pelo Avante, em Belo Horizonte, na manhã deste sábado (23). A convenção nacional do partido ocorre no Minascentro, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Ainda não há definição de quem será vice na chapa. 

Outra definição que será anunciada na convenção é a posição do partido no cenário para governo estadual. Até então, a legenda não sinalizou que terá candidatura própria.

A expectativa é que a o Avante se posicione sobre o eventual apoio a  algum dos postulantes ou se adotará postura neutra. Recentemente, o partido se aproximou do atual governador, Romeu Zema (Novo), dando indícios de apoio ao empresário que buscará a reeleição. 

Além disso, a comitiva irá oficializar candidatos a deputados estaduais e senadores. 

André Janones 

Eleito deputado federal em 2018 como terceiro mais votado em Minas Gerais, André Janones se apresenta como terceira via à polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao atual chefe do Executivo nacional Jair Messias Bolsonaro (PL). 

Conforme pesquisa divulgada pela Exame/Ideia nessa quinta-feira (21), Janones possui 2% das intenções de voto. Ele disputa espaço com outros nomes da terceira via, como Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 4%. 

Nascido em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, Janones ganhou espaço no cenário nacional em meio à greve dos caminhoneiros em maio de 2018. Nas redes sociais, apresentava-se como porta-voz da categoria nas articulações com o governo visando a redução do preço do diesel. 

Na trajetória política, Janones também se candidatou a prefeito de Ituiutaba, mas perdeu a eleição.  

Convenções 

Neste fim de semana ocorrem as convenções partidárias mais aguardadas em Minas Gerais, entre elas a dos dois candidatos mais bem colocados nas pesquisas eleitorais, Romeu Zema (Novo) e Alexandre Kalil (PSD), que devem usar os encontros para definir os rumos de suas campanhas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por