Arraial de BH agita a Praça da Estação; confira as fotos do segundo dia de quadrilha

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
24/06/2018 às 20:37.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:58
 (Flávio Tavares/Hoje em Dia)

(Flávio Tavares/Hoje em Dia)

As apresentações das quadrilhas começaram às 18h deste domingo (24) na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O colorido, os passos sincronizados e o ritmo vibrante contagiam quem faz questão de ver de perto uma das festas mais tradicionais da capital. 

Nesta 40ª edição do Arraial de Belo Horizonte, 37 quadrilhas se inscreveram. Para avaliar a apresentação os jurados levarão em conta quesitos como: criatividade, alinhamento e empolgação do conjunto; coreografia; caracterização de acordo com as tradições mineiras; presença e desenvoltura do Marcador e performance do Casal de Noivos.

Além das 24 quadrilhas do Grupo de Acesso, as 13 quadrilhas do Grupo Especial competem no fim de semana seguinte, nos dias 30 de junho e 1º de julho.

A apuração do Grupo de Acesso será realizada às 14h de terça-feira (26), e a do Grupo Especial na outra terça (3 de julho), no mesmo horário. Ambas serão realizadas no Coreto do Parque Municipal.

Vila Gastronômica Junina

A gastronomia ganhou um espaço especial nos dias de festa na Praça da Estação: a Vila Gastronômica Junina. Com decoração típica, o local foi ambientado para receber, com conforto, o público do Arraial.

Estão presentes no espaço os restaurantes Dona Lucinha, Maria das Tranças e Sport Bar. O público poderá, também, saborear os pratos vencedores do Concurso Prato Junino das faculdades UNA, Estácio e Promove, que serão comercializados no local.

A vila também abriga a Tenda Saberes Alimentares, criada em parceria com a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN). Nela, expositores de projetos como Direto da Roça e Territórios Sustentáveis comercializarão quitutes juninos, com base em milho, amendoim, coco e mandioca. O objetivo é resgatar métodos tradicionais de produção e uso de ingredientes, como, por exemplo, a rapadura de cana de açúcar, usada para adoçar mingaus e quitandas.

Ônibus:

Por causa do Arraial de BH, estão previstos desvios de trânsito e de linhas do transporte coletivo até 5h da manhã do dia 2 de julho. Confira https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/bhtrans/2018/documentos/PSE%20059%20-Arraial%20de%20Bel%C3%B4%20-%20Av%20dos%20Andradas%2022%20a%2001-7%20(1).pdf as alterações dos pontos.
 

Veja como fica o funcionamento do metrô nos dias de festa:

Domingo (24): Horário especial de embarque na Estação Central, que fica aberta até 1h30 da madrugada de segunda. Demais estações operam só para o desembarque, após as 23h.

Sábado (30): Horário especial de embarque na Estação Central, aberta até 0h30. Demais estações operam só para o desembarque, após as 23h.

Domingo (1º): Horário especial de embarque na Estação Central, que fica aberta até 1h30 da madrugada de segunda. Demais estações operam só para o desembarque, após as 23h.

* Com Cinthya Oliveira

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por