Legislativo

Assembleia de Minas celebra os 200 anos de criação do parlamento brasileiro

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
14/06/2023 às 21:46.
Atualizado em 14/06/2023 às 22:04
 (ALMG / Reprodução)

(ALMG / Reprodução)

Reunião especial na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada nesta quarta-feira (14), celebrou os 200 anos da criação do parlamento brasileiro, completados em 3 de maio.

Na solenidade, conhecida como "Dia do Parlamento Brasileiro", foram homenageados os principais atores da história do Legislativo mineiro, entre os quais dez ex-presidentes da Casa -  sendo o mais antigo, José Santana, da 9ª Legislatura, que atuou entre 1979 e 1983.

Foram convidadas autoridades de diversas instituições do poder público, além dos atuais parlamentares da Casa e ex-deputados e deputadas. Com participações importantes na Casa legislativa, Ruy Muniz marcou presença no evento desta quarta (14) na companhia da mulher, Raquel Muniz, ex-deputada federal e reitora da Funorte.

Raquel e Ruy Muniz participaram da comemoração dos 200 anos da criação do parlamento brasileiro na ALMG (Arquivo pessoal / Reprodução)

Raquel e Ruy Muniz participaram da comemoração dos 200 anos da criação do parlamento brasileiro na ALMG (Arquivo pessoal / Reprodução)

Deputado estadual de 2007 a 2011, na 16ª Legislatura, o professor, médico e empresário tem base eleitoral no Norte de Minas. Ao ser eleito para a Assembleia Legislativa, Ruy Muniz teve como municípios de maior votação Montes Claros, Januária, Janaúba, Minas Novas, Brasília de Minas e Taiobeiras.

A data de 3 de maio foi estabelecida como Dia do Parlamento Brasileiro pela Lei Federal 6.230, de 1975, assinada pelo então presidente do Congresso Nacional, o mineiro Magalhães Pinto. A escolha do dia se deve à instalação da 1ª Assembleia Constituinte, que marcou a criação do Legislativo nacional.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por