Educação

Aulas na rede municipal são retomadas, mas sindicato aprova indicativo de greve

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
23/08/2023 às 15:33.
Atualizado em 23/08/2023 às 15:39
 (Divulgação / Sind-Rede BH)

(Divulgação / Sind-Rede BH)

Após um dia de paralisação, as aulas na rede municipal de ensino de Belo Horizonte foram retomadas nesta quarta-feira (23). A categoria votou pelo retorno das atividades em assembleia realizada na terça (22) mas, também, um indicativo de greve, com possibilidade de adiantamento da próxima assembleia, marcada para o dia 14 de setembro. Os debates da campanha salarial de 2024 dos educadores municipais continuam.

Na assembleia, os trabalhadores votaram contra a proposta de lei do ex-secretário de Educação Charles Martins Diniz, que permitiria a contratação temporária de professores por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE). Diniz pediu exoneração do cargo nesta terça (22).

No encontro os trabalhadores aprovaram também uma proposta da PBH (​Lei complentar 173/20), para o descongelamento dos direitos sociais dos servidores, como quinquênio e férias-prêmio, congelados na pandemia de Covid-19.

A categoria votou ainda contra o projeto Mãos Dadas, do governador Romeu Zema (Novo), que prevê que o município assuma a gestão de parte das escolas estaduais de ensino fundamental de Belo Horizonte.

A nova secretária municipal de Educação, Roberta Rodrigues Martins Vieira, foi nomeada nesta quarta (23), conforme publicado no Diário Oficial do Município (DOM). 

Leia mais:
UFMG publica edital de concurso com 22 vagas para engenheiro, farmacêutico e outros cargos

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por