Barbacena confirma quatro novos casos de febre amarela

Gabriela Sales
gsales@hojeemdia.com.br
15/02/2018 às 13:26.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:22
 (Wesley Rodrigues / Reprodução)

(Wesley Rodrigues / Reprodução)

Quatro novos casos de contaminação por febre amarela foram confirmados em pacientes atendidos em Barbacena, no Campo das Vertentes. A informação foi confirmada através de nota oficial publicada nesta quinta-feira (15)  pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade, após recebimento de laudos da Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Três dos pacientes foram atendidos no Hospital Regional de Barbacena e já tiveeram alta:  um morador de Cipotânea, de 41 anos, um idoso de 67 anos, de Santana dos Montes,  e um homem de 51 anos, morador de Ouro Branco. O quarto paciente era um morador de Caranaíba, de 58 anos, que morreu no dia 1º de fevereiro.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) deve divulgar nesta quinta-feira (15) os dados atualizados da doença no Estado. No último levantamento, do dia 6 de fevereiro, 61 mortes foram registradas em Minas Gerais. O diagnóstico para a doença foi confirmado em 164 pacientes. Deste total, 151 do sexo masculino, e 13 do sexo feminino.

Internação

Ainda de acordo com a Prefeitura de Barbacena, segue internado um homem de 44 anos, morador de Paiva. Ele foi para a unidade de saúde nesta quarta-feira (14) com os sintomas da doença. Amostras serão enviadas para exames na Funed.

A Sala de Situação Emergencial de Barbacena contabiliza, até o momento, cinco óbitos pela doença em pacientes atendidos na cidade, sendo de um morador de Barbacena e outros quatro de pacientes vindos de outras cidades, entre elas Senhora de Oliveira e Caranaíba.

Outras oito pessoas que tiveram diagnóstico confirmado já receberam alta, sendo dois deles moradores de Cipotânea e Santana dos Montes, na mesma região.


Situação de emergência

Em janeiro, o prefeito Luís Álvaro decretou situação de emergência em saúde pública no município por causa do surto da doença e a iminência de surto de dengue.

O decreto nº 8.257 autoriza a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção dos surtos, como aquisição de insumos e materiais e a contratação de serviços e pessoal de forma emergencial sem a necessidade de abertura de licitação pelo prazo de 180 dias.

 Leia mais:

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por