BH e mais três cidades de Minas sentem tremores de terra após terremoto na Bolívia

Liziane Lopes
llopes@hojeemdia.com.br
02/04/2018 às 15:58.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:08
 (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

(Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Belo Horizonte e outras Três cidades de Minas registraram tremores de terra, nesta segunda-feira (2): Uberlândia, no Triângulo Mineiro;  e Araxá e Patos de Minas, no Alto Paranaíba. A explicação, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), é que os tremos são reflexo de um terremoto de magnitude 6,8, ocorrido na Bolívia. 

Em Patos de Minas, a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram acionados para vistoriar um prédio no centro da cidade. Pessoas que estavam no Edifício Imperial Center, que tem oito andares e abriga vários escritórios, perceberam o tremor, mas não foi constatado nenhum dano na estrutura do prédio.

Houve também um aumento no registro de chamadas para o telefone dos bombeiros. A população buscava recomedações em caso de emergências. 

Em Araxá, o tremor teria ocorrido no quinto e no sexto andares de um edifício comercial, na região central da cidade. No local, funcionam escritórios e consultórios. O engenheiro civil responsável pela edificação percorreu toda a área, juntamente com os bombeiros, e foi concluído que não houve danos aparentes nem riscos.

Em Uberlândia, a Defesa Civil também acompanhou o engenheiro responsável pelo prédio, localizado no bairro Granja Marileuza, que chegou a ser evacuado e posteriormente liberado. Já os bombeiros receberam algumas ligações de pessoas buscando informações sobre o ocorrido, mas não houve empenho de viaturas. 

Em Belo Horizonte, um edifício comercial foi esvaziado na manhã desta segunda na rua Timbiras, no Barro Preto, região Centro-Sul da cidade. Pessoas que trabalham no local relataram que a estrutura chegou a balançar. Nas redes sociais, moradores da região também afirmaram ter sentido o tremor por volta das 10h50. Após a vistoria não identificar problemas na estrutura, o acesso ao prédio foi liberado pelo Corpo de Bombeiros. 

Nas quatro ocorrências não houve registro de feridos.

Além de Minas Gerias, os abalos também foram sentidos em Brasília, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por