BH pode ampliar horário de funcionamento de bares e restaurantes até as 23h, diz setor

Luiz Augusto Barros*
@luizaugbarros
20/07/2021 às 18:11.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:27
 (Maurício Vieira/Hoje em Dia)

(Maurício Vieira/Hoje em Dia)

Após reunião com representantes dos bares e restaurantes na tarde desta terça-feira (20), a Prefeitura de Belo Horizonte deu indícios de que poderá atender a solicitação da categoria e ampliar o funcionamento desses estabelecimentos até as 23h. A resposta definitiva deverá sair nos próximos dias. 

Segundo o Executivo municipal, as propostas serão analisadas pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 na reunião semanal do grupo, marcada para esta quarta (21).

O setor pleiteia junto à administração mudanças no protocolo para esses locais que, atualmente, podem ficar abertos das 11h às 22h, com venda e consumo de bebidas alcoólicas.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG) e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de BH e Região Metropolitana (Sindhorb) pedem a retirada da restrição de horário e o aumento do número de pessoas por mesa, além de mudanças na distância mínima entre elas.

“O nosso pleito é de oito pessoas por mesa, ou não considerar crianças abaixo de 12 anos. Uma família que tem três filhos não pode sentar junta?”, questionou Matheus Daniel, presidente da Abrasel-MG.

Além disso, o dirigente cobra uma adequação do transporte público ao novo horário, tanto no sistema de BH quanto na região metropolitana. “O funcionário sofre. Ele não vai embora assim que fecha. Não sai às 23h”, completou.

Números

Segundo o médico Estevão Urbano, membro do grupo de infectologistas da PBH, é necessário que o Matriciamento de Risco (MR) atinja um patamar seguro para que a proposta seja aprovada. Na semana passada, com o índice na casa de 76% (quanto maior, melhor), ainda não era aconselhável.

“Calculamos isso semanalmente. Amanhã, na hora da reunião do comitê, a gente recebe o resultado e depois vamos avaliar. No final, a decisão é do prefeito, apenas orientamos”, afirmou o especialista.

*Com informações de Rosiane Cunha

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por