ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro cresce e vantagem de Lula cai para seis pontos, aponta pesquisa BTG

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
12/09/2022 às 10:33.
Atualizado em 12/09/2022 às 10:36
Na Zona da Mata, Lula teve 251 mil votos a mais que Bolsonaro; atual presidente, porém, ficou com 57,4% da preferência dos eleitores em Governador Valadares (Montagem com fotos das redes sociais de Jair Bolsonaro e de Ricardo Stuckert)

Na Zona da Mata, Lula teve 251 mil votos a mais que Bolsonaro; atual presidente, porém, ficou com 57,4% da preferência dos eleitores em Governador Valadares (Montagem com fotos das redes sociais de Jair Bolsonaro e de Ricardo Stuckert)

Pesquisa BTG/FSB sobre intenção de votos para presidente no primeiro turno, divulgada nesta segunda-feira (12), aponta crescimento de Jair Bolsonaro (PL). Segundo o levantamento, o atual chefe do executivo oscilou um ponto para cima, de 34% para 35%. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança, com 41%. 

A nova rodada mostra queda na vantagem de Lula sobre Bolsonaro, que passa a ser de seis pontos, dois a menos do que o registrado há uma semana — uma variação dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Ciro Gomes (PDT) manteve o terceiro lugar com 9% e Simone Tebet (MDB) em quarto (7%). Considerando a margem de erro, Ciro e Tebet estão tecnicamente empatados. Na sequência aparecem a senadora Soraya Thronicke (União Brasil) e o cientista político Luiz Felipe D'Avila (Novo), ambos com 1%. Os demais candidatos somaram, juntos, 1%. 

Conforme o levantamento, o percentual dos entrevistados que disseram que não votariam em nenhum candidato foram 3%; brancos e nulos, 2%; e não sabem ou não responderam, 1%.

Foram entrevistados 2 mil eleitores entre os dias 9 e 11 de setembro de 2022 e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob número BR-06321/2022.

Veja os percentuais registrados pelos candidatos:

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 41% (tinha 42% no levantamento anterior);
  • Jair Bolsonaro (PL) - 35% (tinha 34%);
  • Ciro Gomes (PDT) - 9% (tinha 8%);
  • Simone Tebet (MDB) - 7% (tinha 6%);
  • Felipe D’Ávila (Novo) - 1% (não pontuava no levantamento anterior);
  • Soraya Thronicke (União Brasil) - 1% (tinha 1%).
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por