Capacitação de trabalhadores da assistência social chega a mais três territórios do estado

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
22/08/2016 às 16:15.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:30
 (Divulgação/Sedese)

(Divulgação/Sedese)

As aulas do Capacita Suas, maior programa de capacitação dos trabalhadores da assistência social, tiveram início em mais três cidades mineiras nesta segunda-feira (22): Araçuaí, Patos de Minas e Poços de Caldas. Já foram instalados cinco dos 21 polos de capacitações que são previstos para todo o estado. Cada polo abrange os municípios das diretorias regionais da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), fato que contribui para expansão das atividades por Minas Gerais. 

O programa, lançado pela Sedese há um ano, tem a finalidade de instruir, de maneira sistemática e coordenada, ações continuadas e diversificadas de apoio técnico e capacitação direcionadas aos gestores, equipes e aos conselhos municipais da política de assistência social. 

Em Poços de Caldas, a aula inaugural dos cursos foi conduzida pela secretária da Sedese, Rosilene Rocha. Na abertura, a secretária ressaltou o avanço da gestão nos municípios com a proposta de regionalização das ações da secretaria. "Quanto mais escutarmos e reunirmos, menos vamos errar. Diante das dificuldades, estamos com a preocupação de aplicar os recursos de forma valorosa." 

Proteção Do Suas 

A secretaria também abordou os desafios e os riscos ao programa Bolsa Família com a PEC 241/2016, que estabelece um novo regime fiscal para a União, com um limite anual das despesas a partir de 2017. "Quem trabalha e milita na área do Suas tem que defendê-lo, não podemos ir na contramão daquilo que construímos em 12 anos. O momento é de defender os direitos, porque isso tem um grande impacto no nosso trabalho", alertou. 

Após a abertura, Rosilene Rocha apresentou as estratégias e ações da Sedese como a regularização do Piso Mineiro de Assistência Social, as demandas dos Fóruns Regionais de Governo, a criação de Pontos Fixos da Economia Solidária, o fortalecimento das Diretorias Regionais e a Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo “Novos Encontros – Cidadania para todos”. 

Descentralização do Programa 

A unidade da Sedese em Poços de Caldas abrange 35 municípios, a de Araçuaí conta com 22 e a de Pato de Minas, 21. Ao todo, serão 1.340 trabalhadores da assistência social que atuam em diversas áreas que terão acesso ao curso. De acordo o Censo Suas 2014, Minas possui 62.247 trabalhadores na área. Até o final do ano, nos dois cursos serão oferecidas mais 3.026 vagas, em 78 novas turmas nos demais polos de capacitação. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por