Palácio do Samba

Carnaval: culinária e rodas de samba são destaques no Circuito Gastronômico de Favelas

De sábado a terça-feira, Palácio da Liberdade recebe a edição especial do evento

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
08/02/2024 às 19:50.
Atualizado em 08/02/2024 às 20:10

Isaías, da Vila Conceição, levará o prato “Peixe frito”; mestre Conga se apresenta no dia 13; e Wanusa, do Morro do Papagaio, levará o “Frango com pó de quiabo” (Divulgação)

Isaías, da Vila Conceição, levará o prato “Peixe frito”; mestre Conga se apresenta no dia 13; e Wanusa, do Morro do Papagaio, levará o “Frango com pó de quiabo” (Divulgação)

Durante os quatro dias do Carnaval, o Circuito Gastronômico de Favelas será mais uma das atrações da folia em Belo Horizonte. A partir do sábado (10), o Palácio da Liberdade se transforma no Palácio do Samba e vai contar com uma programação musical e gastronômica - com a participação de oito cozinheiros do Circuito - que segue até a terça-feira (13). A entrada é gratuita. 

O objetivo é enaltecer a cozinha, o samba mineiro e seus protagonistas. Todos os dias, das 12h às 20h, pratos do circuito poderão ser encontrados no Palácio acompanhados de rodas de samba, shows, apresentação de grupos vindos do interior e da velha guarda da capital, reunindo diferentes gerações do samba mineiro.
 
Com a participação de cozinheiros de diversas comunidades da capital, o Circuito Gastronômico de Favelas vai levar ao local um menu composto apenas por receitas autorais, empoderando cozinheiros periféricos e levando para o público o melhor da culinária dos morros de BH. 

Ao todo, oito cozinheiros estarão presentes com seus pratos no evento: “Feijoada Senzala”, receita elaborada pela Dirce, do Alto Vera Cruz; “Lanceta”, feito pela Lora, do Barreiro; “Língua Recheada com Arroz do Campo e Banana Chips”, preparação da Lia, da Barragem Santa Lúcia; “Pastel Trem de Minas”, criação do Diones, do Barreiro; “Frango com pó de quiabo”, elaborado pela Wanusa, do Morro do Papagaio; “Peixe frito” do Isaías, da Vila Conceição; “Bombons e tortas diversas”, da Alê Lucia, da Vila Aparecida; e o “Embolado Berrante”, da Marlene, do Taquaril.

Na programação musical, sambistas da capital e do interior sobem aos palcos e mostram que Minas Gerais tem samba no pé. A grande reverenciada será a Velha Guarda mineira, que inspira gerações. Em destaque, Mestre Conga, que completou 97 anos no último dia 02. O compositor ganhará espaço de honra na festividade que ocupará o Palácio do Samba durante os dias de folia. A programação do Carnaval também traz novos nomes do samba e as mulheres que ditam o ritmo no estado.

O Circuito Gastronômico de Favelas é incentivado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura com patrocínio da Gasmig.

Confira a programação completa do Palácio do Samba:

Dia 10/2 (sábado)
16h – Roda de samba com o Grupo Simpatia na escadaria do Palácio da Liberdade
19h – Palco principal: Velha Guarda Baluartes do Samba na tenda do Palácio da Liberdade  
Intérpretes: Fabinho do Terreiro, Raimundo do Pandeiro, Bira Favela, Lulu do Império, Paizinho do Cavaco, Evair Rabelo e Janamô
Convidados: João Bras, Toninho, Eliane Pinto, e Gilberto Onesimo (Velha Guarda Quintal do Samba de Viçosa)
Feira gastronômica: 12h às 20h

Dia 11/2 (domingo)
16h – Roda de Samba do Fabinho do Terreiro na escadaria do Palácio da Liberdade
Convidados: Grupo Samba D'us Karas (Nova Lima)
19h – Palco principal: Show das Mulheres do Samba
Intérpretes: Marina Gomes, Eliete Ná, Jussara Preta, Raquel Seneias, Ana Proença, Aninha Felipe, Manu Dias, Dóris, Cidade Amaral e  Marinês
Convidada: Heloisa Almeida (Diamantina)
Feira gastronômica: 12h às 20h

Dia 12/2 (segunda-feira)
16h – Roda de Samba do Fabinho do Terreiro na escadaria do Palácio da Liberdade
19h – Palco principal: Show Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte
Intérpretes: Paulão, Laércio, Lucinha Bosco, Giza, Nice, Sandra Camaleão, Eliana de Minas
Convidados: Pirulito da Vila (Itabirito), Ponto do Samba de Juiz de Fora, com Fernado Cunha, Armando Junior e Andrea Melo (Juiz de Fora), e Tia Elza (Divinópolis)
Feira gastronômica: 12h às 20h

Dia 13/2 (terça-feira)
16h – Roda de Samba do Grupo Simpatia ( direção: Jorge Pelé)
19h – Palco principal: Show Velha Guarda Amigos do Mestre Conga
Intérpretes: Zé do Monte, Cabral, Cacá Monclair, Doneliza, Sô Marcelo, Ronaldo Coisa Nossa, Seu Domingos do Cavaco, Mestre Conga e Serginho BH
Convidado: Gilmar Batista (Uberlândia)
Feira gastronômica: 12h às 20h

Serviço
Circuito Gastronômico de Favelas – Edição Especial Palácio do SambaData: 10, 11, 12 e 13 de fevereiro – sábado a terça-feriaLocal: Palácio da LiberdadeEndereço: Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários - Belo Horizonte/MGEntrada gratuita

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por