Secretário de Saúde

'Carnaval é de novo da Cultura e não da Saúde', diz Fábio Baccheretti

Raissa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
09/02/2023 às 10:16.
Atualizado em 09/02/2023 às 11:58
 (Valéria Marques/Hoje em Dia)

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e os números da pandemia em queda, o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacceretti, avaliou que a folia pode voltar às cidades mineiras com segurança. 

“Graças a ciência e a vacina a gente pode falar do Carnaval da Liberdade e dizer que esse Carnaval é sim seguro e que podemos aproveitar da forma que quisermos. Deixamos para trás a discussão se deve usar ou não máscara", disse o secretário em coletiva na manhã desta quinta-feira (9).

Segundo ele, após dois anos de restrições em função da pandemia, a folia volta em Minas em 2023 com um Estado preparado. "O João XXIII está com a equipe reforçada. Em termos gerais, o evento de Carnaval de novo é da Cultura e não da Saúde”, comemorou. 

O secretário lembrou que o foco muda. Diante da desaceleração da pandemia, a Saúde agora mira esforços em ações para prevenção às ISTs, HIV e Hepatites virais. "Foram distribuídos preservativos, gel lubrificante, teste rápido de HIV, insumos para triagem de sífilis e hepatites para todas as unidades regionais de saúde de Minas", pontuou.

Carnaval de R$ 1 bilhão

A festa de Momo em território mineiro deve reunir 10 milhões de foliões em todo o Estado, movimentando mais de R$ 1 bilhão durante a festa. 

De acordo com o governador Romeu Zema (Novo), a folia deste ano foi planejada para ser a maior da história mineira. “O espírito nosso do Carnaval é termos em Minas Gerais o maior da história, tanto na capital, como nas cidades do interior, mas uma folia muito estruturada. Queremos um Carnaval seguro para todos, que transcorra com tranquilidade para quem quer descansar e pra quem quer aproveitar a folia”, garantiu.

Segundo o chefe do executivo estadual, as equipes de segurança de Minas montaram uma força-tarefa para realizar ações durante a festa de Momo, com reforço no policiamento e atenção especial para o atendimento à mulher. 

Temos estimativa de lotação na rede hoteleira, mais emprego e mais renda. Tudo feito com muito planejamento para que não tenhamos problemas que possam ferir a imagem”, disse. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por