acessível

Casamento Comunitário em BH celebra união de 51 casais em cerimônia no Minascentro

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
19/05/2022 às 13:47.
Atualizado em 19/05/2022 às 13:54
Miriam Sodré ao lado do marido Gustavo Gomes (Valéria Marques / Hoje em Dia)

Miriam Sodré ao lado do marido Gustavo Gomes (Valéria Marques / Hoje em Dia)

O frio que faz em Belo Horizonte não afastou o amor de 51 casais, que oficializaram a união nesta quinta-feira (19), no Minascentro, com ajuda do Casamento Comunitário da Defensoria Pública de Minas Gerais. A ação retornou após dois anos de suspensão devido à Covid-19 e tem objetivo de ajudar pessoas que não têm condição de arcar com as taxas dos cartórios.

Além do casamento no papel, o evento promove outras atrações. Os casais têm direito a entrada em tapete vermelho, marcha nupcial, troca de alianças, ornamentação especial, vestido de noiva, bolo fake para fotos, bombons e sessão de maquiagem. Também são sorteados prêmios, como diárias de hotel, ingressos para cinemas e cestas básicas.

A estudante Gabriela Miguel Amaral, de 26 anos, agora esposa do motorista Daniel de Souza Júnior, de 35 anos, se diz surpreendida com poder se vestir de noiva. “Estou mega feliz com o evento porque não tínhamos condição de pagar o cartório. Muito grata”, afirma. 

Miriam Sodré, de 30 anos, oficializou a união com Gustavo Gomes, de 28. “Era o que a gente mais queria, o que mais esperávamos. Surgiu uma oportunidade e estamos muito felizes”, afirmou. 

A defensora pública Caroline Loureiro Goulart Teixeira, que atua na organização da iniciativa, destaca que “além de celebrar o amor, a união civil garante segurança jurídica em questões como pensão, auxílios, inventários, partilha e direito de herança”.

Casamento Comunitário

Ao todo, a atual edição do Casamento Comunitário uniu 169 casais que não tinham condições de arcar com os custos do cartório. Desses, 51 participaram da cerimônia promovida nesta quinta-feira e o restante optou apenas pelo registro em cartório. A próxima edição está prevista para maio de 2023. As inscrições devem ter início entre março e abril. 

Realizado em Minas desde 2009, o Casamento Comunitário já ajudou cerca de 8 mil casais. Além de Belo Horizonte, as ações são realizadas em outras unidades da Defensoria Pública no interior do Estado. 

De acordo com a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais, para se casar este ano em um cartório, o custo mínimo é de R$ 297,17.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por