CBTU garante que aumento das tarifas está mantido

Tatiana Lagôa
portal@hojeemdia.com.br
10/05/2018 às 14:20.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:46
 (Flavio Tavares)

(Flavio Tavares)

Apesar da pressão da bancada mineira da Câmara de Deputados e Senado, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) garante que o reajuste da tarifa de metrô em Belo Horizonte está mantido nos quase 89%. Passageiros de Belo Horizonte passarão a pagar R$ 3,40 no bilhete a partir de sexta-feira (11). 

Em nota, o órgão informa que "Até o momento não recebemos qualquer orientação dos órgãos controladores da CBTU, e que deliberam pela recomposição tarifária, no sentido de revisar os prazos ou a forma de implementação dos novos valores ora informados".

O aumento é defendido em função do congelamento do preço do bilhete há cerca de 12 anos. Segundo a CBTU, a diferença é necessária para que a operação das linhas metroviárias sejam mantidas.

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão disse, em nota, que é favorável ao escalonamento mas não abre mão da recuperação das tarifas. "O Ministério manifestou-se favoravelmente ao aumento das tarifas unitárias, uma vez que os valores praticados pela CBTU encontram-se desatualizados há muitos anos. A situação tem onerado toda a sociedade, uma vez que cabe à União, principal controladora da empresa, subsidiar os valores das tarifas por meio de subvenções crescentes nos últimos anos", disse.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por