Investigação

Cenipa inicia perícia no helicóptero da PRF que fez pouso forçado na av. Teresa Cristina, em BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
10/01/2024 às 08:13.
Atualizado em 10/01/2024 às 08:36
Helicóptero quase atinge carros que trafegavam pela avenida (Reprodução Redes Sociais)

Helicóptero quase atinge carros que trafegavam pela avenida (Reprodução Redes Sociais)

Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já iniciaram a perícia no helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que caiu após tentar fazer um pouso forçado na avenida Teresa Cristina, altura do bairro Vista Alegre, região Oeste de Belo Horizonte. 

Segundo a PRF, que confirmou nesta quarta-feira (10) o início dos trabalhos investigativos, a aeronave sofreu uma uma "perda súbita de rotação" e o piloto teve de realizar o procedimento. O helicóptero foi fabricado em 2021 e, conforme a PRF, está com a manutenção e documentação regulares.

O helicóptero transportava uma das vítimas do acidente entre duas carretas e três caminhões no Anel Rodoviário da capital, que ficou presa às ferragens. Ao todo, seis pessoas estavam a bordo. Apesar do susto, ninguém se feriu. O paciente foi levado para o Hospital João XXIII em uma ambulância da Via 040, onde permanece internado. O estado de saúde não foi informado.

Os peritos do Cenipa realizam os trabalhos no aeroporto da Pampulha. A aeronave ficou com a cauda danificada após cair ao tentar fazer o pouso forçado. Um novo vídeo divulgado nas redes sociais mostrava o exato momento em que o helicóptero cai na pista da avenida Teresa Cristina. A câmera estava acoplada na traseira de uma caminhonete, que passou pouco antes da queda. Nas imagens é possível ver que outros motoristas percebem o acidente e diminuem a velocidade para não serem atingidos. 

Veja o vídeo: 

No acidente, telhas de casas próximas foram arrancadas durante o procedimento. A vítima que estava sendo resgatada de outro acidente foi transferida para uma ambulância da Via 040 para o Hospital João XXIII.

Remoção

No começo da noite de segunda-feira, o Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III) autorizou a remoção do helicóptero da avenida Teresa Cristina. Bombeiros prestaram apoio com militares especialistas em mecânica, com qualificação na fabricante, para ajudar na desmontagem da aeronave. Ela foi removida durante a madrugada de terça-feira (9) e a via foi liberada

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por