Investigação prossegue

Césio-137 furtado em mineradora de Minas é encontrado em empresa de sucata de São Paulo

Pedro Melo*
pmelo@hojeemdia.com.br
10/07/2023 às 19:30.
Atualizado em 10/07/2023 às 20:24
 (PCMG / Divulgação)

(PCMG / Divulgação)

As duas caixas contendo Césio-137, supostamente furtadas de uma mineradora em Nazareno, na região Central de Minas, foram localizadas. O material estava em uma empresa de sucata de São Paulo, conforme informou nesta segunda-feira (10) a Polícia Civil de Minas.

De acordo com a instituição, o material está sob a análise pericial da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). A mineradora já foi informada e as investigações prosseguem de forma sigilosa.

O material estava desaparecido desde 29 de junho. Em nota, a CNEN informou que as fontes serão levadas para o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), unidade da comissão em São Paulo, onde passarão por avaliações quanto à integridade, taxas de dose e condições de uso, dentre outras finalidades.

Com segurança reforçada, as fontes não são consideradas perigosas, segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea). Porém, caso o contato com o material radioativo pode provocar causar tontura, vômito, náuseas e diarreia. Há risco de morte.  

Em nota, a mineradora AMG Brasil informou que já comunicou à Polícia Civil em Nazareno a recuperação dos equipamentos furtados na região do Campo das Vertentes. No texto, a AMG Brasil lamenta qualquer preocupação que o incidente possa ter ocasionado a terceiros.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por