Chuva forte dá trégua no fim de semana, mas retorna a partir de terça-feira

Renata Evangelista
rsouza@hojeemdia.com.br
23/11/2017 às 12:32.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:50
 (Pedro Gontijo/Hoje em Dia)

(Pedro Gontijo/Hoje em Dia)

O belo-horizontino que está cansado do aguaceiro que não para de cair na capital já pode comemorar. A chuva forte deve dar uma trégua nos próximos dias e o sol voltará a brilhar na cidade no fim de semana. Porém, não será por muito tempo. As condições climáticas indicam que as precipitações irão retornar com força a partir de terça-feira (28).

Segundo o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), grandes volumes de chuva são esperados até a manhã de sexta-feira (24). O tempo irá melhorar no período da tarde, apesar de ainda ficar fechado até sábado (25), quando podem ocorrer pancadas isoladas e de baixa intensidade.

"A chuva não vai cessar porque a umidade e a temperatura estão altas, o que favorece as condições de pancadas", explicou o especialista. Contudo, no domingo (26) e segunda-feira (27) os termômetros vão subir significativamente e as chances de chuvas diminuem.

Tempo

Para sexta-feira, a previsão é de que os termômetros oscilem entre 16ºC e 22ºC. No sábado, a mínima será de 18ºC durante a madrugada e a máxima pode atingir 26ºC. No domingo, a temperatura deve subir mais 2ºC, podendo atingir 28ºC.  Para segunda, a máxima esperada é de 30ºC.

Média histórica

Apesar das chuvas fortes dos últimos dias, BH ainda não atingiu a média histórica para o mês de novembro, que é de 227,6 milímetros. Até o momento, de acordo com Ladeia, choveu 75,9% do esperado, o equivalmente a 172,9 mm. "Mas até semana que vem o índice deve ser atingido, pois mais chuvas são aguardadas na semana que vem".

E quem está ansioso para saber se vai chover nas noites de Natal e Ano Novo terá que esperar. Conforme o meteorologista, ainda não é possível fazer uma previsão para os dias das festas. "A perspectiva é que a chuva fique dentro da média histórica para dezembro, que é de 319,4 mm", informou. Isso significa que muita chuva deve cair do céu no próximo mês.

Raios

O Brasil é o país com maior incidência de raios do mundo - por ano, uma média de 100 milhões de descargas elétricas rompem o céu e atingem o solo, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Veja o vídeo que o Corpo de Bombeiros divulgou com as principais dicas de segurança em caso de temporais acompanhados com raios:

 
O guarda-chuva tem sido companheiro quase que inseparável dos morradores de BH desde o último fim de semana. Veja alguns registros captados nesta quinta-feira:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por