Circuito Liberdade dá início às celebrações do Natal de Minas

Da Redação*
Hoje em Dia - Belo Horizonte
06/12/2016 às 13:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:58
 (Cristiano Machado/Hoje em Dia)

(Cristiano Machado/Hoje em Dia)

O Iepha-MG e Circuito Liberdade dão início às celebrações de fim de ano, a partir desta terça-feira (6), e desta vez, inspiradas nas Folias de Reis mineiras. Uma extensa programação, preparada especialmente para este período de festas, traz uma novidade: o Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais, que acontece nos espaços do Circuito Liberdade e em diversos municípios mineiros, com o objetivo de ampliar a participação de todo o estado na promoção do patrimônio cultural. E como já é a tradição, a Praça da Liberdade vai ganhar, a partir da próxima segunda-feira (12), a iluminação de Natal da Cemig, e claro, com a Casa do Papai Noel, que encanta a criançada.

Além dos espaços que compõe o Circuito Liberdade, o Palácio Cristo Rei e o Servas, que também fazem parte da Praça da Liberdade, receberam presépios que poderão ser visitados pelo público durante toda a festividade natalina. O Centro de Arte Popular Cemig e o MM Gerdau Museu das Minas e do Metal foram além e organizaram exposições de presépios. Em “Presépios de Minas”, o CAP reuniu peças de artistas diversos e a Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP disponibilizou para o Museu das Minas e do Metal sua coleção obtida por meio do concurso nacional de presépios, realizado há 44 anos, reunindo peças de vários autores brasileiros.

O calendário com cerca de uma centena de atrações reúne apresentações gratuitas de corais e bandas no Coreto da Praça da Liberdade e nas escadarias dos espaços do Circuito Liberdade, além da programação de cada equipamento. São exposições, shows, espetáculos, oficinas para receber o público e a criançada também vai poder se divertir na Casa do Papai Noel, na Praça Carlos Drummond de Andrade, entre o Memorial Minas Gerais Vale e o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.

No dia 6 de janeiro de 2017, uma grande festa vai reunir diversos grupos de Folias de Reis, encerrando a programação com seus festejos tradicionais. Será um dia especial, em que as Folias irão visitar os espaços que integram o Circuito de Presépios, passando pela Praça da Liberdade e convidando o público para participar da festa da cultura popular.

Circuito de Presépios de Lapinhas no interior

Em uma iniciativa inédita em parceria com os municípios, o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) proporciona a visitação em diversos presépios em Minas Gerais. Por meio do  “Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas”, 250 presépios residenciais e comunitários, montados em 150 cidades diferentes ficam abertos para o público até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Um guia online com endereços e horários para visitação ficará disponível no site do Iepha-MG.  Em Minas, a tradição dos presépios está presente desde o século 18, com muitos deles montados nos chamados oratórios-lapinhas, encontrados nas regiões de Santa Luzia e Sabará.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA-MG, desde a promulgação do decreto 42.505/2002 que institui o instrumento de registro do Patrimônio Imaterial, atua na identificação do reconhecimento das manifestações culturais de Minas Gerais.

“O inventário cultural do Rio São Francisco, que é uma das primeiras ações participativas de identificação, trouxe à tona as manifestações de folias, ternos e charolas que fazem parte do cotidiano das comunidades da região Norte de Minas Gerais”, explica a presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo.

Durante o ano de 2016, o estudo das Folias de Minas foi ampliado a outras regiões do Estado, com mais de 1.500 grupos identificados. O Circuito de Presépios e Lapinhas constitui-se em uma importante iniciativa em rede de salvaguarda das Folias de Reis como forma de promover a celebração na noite do dia 5 para o dia 6 de janeiro e comemorar o reconhecimento das Folias de Minas como patrimônio cultural imaterial do Estado.

(Com Agência Minas)*


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por