Polícia Federal

Coiotes são presos em Governador Valadares por morte de homem que tentou travessia para os EUA

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
21/06/2022 às 11:34.
Atualizado em 21/06/2022 às 11:36
 (Divulgação/PF)

(Divulgação/PF)

Uma operação de combate a crimes de promoção e migração ilegal aos Estado Unidos foi deflagarada na manhã desta terça-feira (21) em Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Quatro mandados de busca e apreensão e dois de prisão foram cumpridos. 

Os dois detidos, conforme informou a Polícia Federal, seriam os responsáveis pela tentativa de travessia de um homem que morreu ao buscar a entrada no país de forma ilegal por meio da fronteira com o México, em 2021. O fato foi comprovado nas investigações após denúncias de familiares. 

Apurou-se, ainda, que 197 pessoas migraram ilegalmente para os EUA com o auxílio do grupo. “Foram várias crianças (inclusive bebês) e adolescentes utilizados para o ingresso por meio do já conhecido método ‘cai-cai’”, informou. 

Neste sistema, as famílias com crianças se entregam às autoridades americanas após o cruzamento das fronteiras, “pois sabem que irão responder em liberdade pelo ingresso irregular, já que os menores não podem permanecer sozinhos por questões humanitárias”, concluiu. 

Ainda de acordo com a Polícia Federal, o método traz como agravante o aumento do número de sequestros internacionais, já que as crianças são “alugadas” pelos coiotes aos adultos desacompanhados. 

Os suspeitos responderão pelo crime de promoção de migração ilegal, envio ilegal de menor ao exterior, além do homicídio. Se condenados, poderão cumprir até 26 anos de prisão.

Durante a operação ainda foram determinados o bloqueio de ativos financeiros, apreensão de diversos veículos, imóveis, valores em espécie, bem como de criptoativos destinados à ocultação de montantes obtidos de forma ilícita.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por