Bloco de BH

Com muito axé e cor, Juventude Bronzeada celebra 10 anos e pede proteção à Serra do Curral

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
21/02/2023 às 11:42.
Atualizado em 21/02/2023 às 11:47
Bloco Juventude Bronzeada agita o Floresta, na região Leste de BH (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Bloco Juventude Bronzeada agita o Floresta, na região Leste de BH (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

"Bebe água, olha a Serra do Curral. É de lá que vem a nossa água". Esse é o lema do bloco Juventude Bronzeada, que, com muita animação, desfilou em Belo Horizonte nesta terça-feira (21), ao som de muito axé e comemorando os 10 anos de fundação.

O bloco traz como tema este ano "Juventude 10 anos". O cortejo percorreu a avenida Assis Chateaubriand, no Floresta, região Leste de BH, entre os números 143 e 579. Com os corpos pintados e sob o ritmo do axé, o bando tomou as ruas da capital desde as 9h.

Além das músicas baianas e autorais, o bloco defendeu a preservação da Serra do Curral, cartão-postal da capital. Durante o cortejo, os organizadores clamaram pela proteção das nascentes da serra, de onde, segundo eles, vem a água que abastece a cidade.

Mineradoras tentam autorização judicial para atuar em áreas do cartão-postal. Em dezembro de 2022, por determinação da Justiça Federal, as atividades de extração foram barradas. No entanto, a paralisação das atividades não garante o tombamento integral.

Diante disso e seguindo a tradição de defesa de pautas sociais, mais de 50 blocos de BH assinaram um manifesto em defesa da Serra do Curral.

A ação segue o alerta do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos-Brasil), associado à Unesco, que em dezembro publicou um documento global visando destacar a importância do tombamento da Serra, um dos símbolos da capital mineira.

Leia mais:

Veja outras imagens do Juventude Bronzeada:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por