ATENÇÃO!

Defesa Civil alerta para risco de transbordamento de, pelo menos, 13 córregos em BH; saiba onde

Rodrigo de Oliveira
rsilva@hojeemdia.com.br
20/01/2023 às 17:35.
Atualizado em 20/01/2023 às 17:47

Após as fortes chuvas na tarde desta sexta-feira (20) em Belo Horizonte, a Defesa Civil emitiu um alerta para risco de transbordamentos em pelo menos 13 córregos da capital, entre eles Vilarinho, Ribeirão Vermelho e Lagoa da Mota.

O órgão também listou uma série de trechos de ruas, avenidas e praças que motoristas e pedestres devem evitar por conta do risco de transbordamento.

Já a BHTrans informou que o trânsito está interditado na rua Altinópolis entre as ruas Pederneiras e Mogi das Cruzes, no Piratininga, em Venda Nova. O trânsito também está interditado na rua Estela entre as ruas Lourdes e Isaura, também no Piratininga.

De acordo com a Defesa Civil, a previsão de chuva é de 40 a 70 mm por dia até 8h deste sábado (21).

Confira os córregos com risco de alagamento: 

Córregos Brejo do Quaresma, Bezerra e Lagoinha
Evite trafegar pelas praças Maria Vilas Boas e Geraldo de Araújo e Silva, ruas Batistina de Andrade, Luzia Salomão (no cruzamento com a rua Afonso M. Filho) e avenida Maria Vieira Barbosa (bairro Mantiqueira). 

Córregos da avenida Abolição, avenida C e Joaquim Pereira ou da avenida Liege
Evite trafegar pelos trechos das ruas: Setenta e Quatro, Setenta e Sete, Setenta e Nove, Oitenta, Dois, Três e Crisólito. Rua Dezesseis, desde o cruzamento da rua Vinte e dois até a rua Vinte e Quatro e avenida da República e nos cruzamentos com as ruas Trajano Amâncio Ferreira, D e avenida C (Jardim Comerciários). 

Córregos Floresta, Lagoa do Mota e Jaqueline
Evite trafegar pelas ruas Seis, A, Dois e trechos da Estrada Velha para Santa Luzia nos cruzamentos entre as ruas Ronaldo Felipe de Sena, Coronel manoel Assunção, Geraldo Serafim e José da Costa; avenida A nos cruzamentos com ruas E, Tipuana, Maria Martins, Inca e avenida B; rua Lindolfo de Pádua nos cruzamentos com ruas Pedro Anísio Maia e Izabel Raso (bairro Serra Verde). 

Córregos do Capão (avenida Navegantes), Piratininga e Ribeirão Vermelho
Evite trafegar pelas ruas Rubiácea, Arealva, Barra Bonita, Gávea, Piratininga e rua Flamengo no cruzamento com ruas Padre Pedro Pinto e Zélia - próximo ao cruzamento com rua Laura. 

Córrego Vilarinho
Evite trafegar pelas avenidas Maria Vieira Barbosa, Elias Antônio Issa e Vilarinho e ruas República Tcheca, Padre Pedro Pinto entre o cruzamento com a avenida Elias Antônio Issa e rua das Missões; Maria Helena Felipe, Antuérpia, Alfredo S. Neves, Seis, Hyldeu S. Figueiredo, Padre Pedro Pinto no cruzamento com a avenida Vilarinho. Avenida Vilarinho no trecho entre os cruzamentos com ruas das Melancias, dos Mamoeiros, dos Melões, das Macieiras, dos Marmelos, dos Cajueiros e Malibu.  

Confira algumas recomendações durante as chuvas

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199)
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos

Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: @defesacivilbh.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por