Rodrigo Pacheco conta com apoio do Governo para combater seca em Minas (Cedec / Divulgação)
A Defesa Civil de Minas Gerais atualizou neste domingo (17) a lista de municípios que decretaram situação de anormalidade devido aos desastres relacionados às chuvas e a seca/estiagem, no período de 2023/2024. Os dados correspondem aos municípios que possuem decreto de situação de anormalidade e que solicitaram reconhecimento.
Nos casos de chuvas, 18 municípios já decretaram situação de emergência. Pitangui, localizada na mesorregião metropolitana de Belo Horizonte, aparece na lista, com situação de possibilidade de enxurradas no município. De acordo com a defesa civil, o pedido, que teve início em 20 de novembro, tem vigência de 180 dias, com vencimento previsto para o dia 18 de maio de 2024.
Com relação à seca/estiagem, o número chega a 124. Pelas redes sociais o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que irá acionar o Governo Federal para que “ações dos ministérios possam minimizar os efeitos da crise”.
“Fornecimento de milho para o gado, disponibilização de caminhão-pipa, ajuda emergencial a famílias mais necessitadas e um plano de recuperação financeira com renegociação de dívidas e concessão de crédito, em especial para os pequenos e médios produtores”, disse Pacheco.
Confira a lista completa dos municípios mineiros clicando aqui.
Leia mais