Prepare o guarda-chuva

Defesa Civil faz alerta de chuvas, trovoadas e ventos fortes até a manhã desta quarta-feira

Da Redação
Portal@hojeemdia.com.br
25/10/2022 às 18:42.
Atualizado em 25/10/2022 às 18:47
Defesa Civil de Belo Horizonte solta alerta de chuva forte, com trovoadas e ventos fortes até a manhã desta quarta-feira (26) (Valéria Marques)

Defesa Civil de Belo Horizonte solta alerta de chuva forte, com trovoadas e ventos fortes até a manhã desta quarta-feira (26) (Valéria Marques)

A população de BH deve estar atenta ao alerta de chuva lançado no início da noite desta terça-feira (25) pela Defesa Civil municipal, até às 8h desta quarta (26). 

De acordo com o órgão, há possibilidade de pancadas de chuva que podem variar entre 20 milímetros (mm) a 30 mm. Só para se ter uma ideia do que representa essa quantidade de chuva, é como se caíssem de 20 litros a 30 litros de água por metro quadrado.

A previsão é de que a chuva venha acompanhada de trovoadas isoladas e rajadas de vento ocasionais, que podem chegar a até 50 Km/h.

Alertas 

Ainda de acordo com a Defesa Civil, moradores da capital podem receber avisos de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. 

Basta enviar uma mensagem de texto com o Código de Endereçamento Postal (CEP) da residência para o número 40199. A pessoa irá receber uma mensagem de confirmação. O serviço não tem custo.

Também é possível acompanhar alertas e recomendações por meio das redes sociais da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil.

Para evitar incidentes durante o período de chuva forte, a Defesa Civil recomenda: 

  • Redobrar a atenção e evitar áreas de inundação
  • Evitar o tráfego em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravessar ruas alagadas nem deixar crianças brincando em enxurradas ou próximo a córregos.
  • Não se averiguar ou estacionar veículos sob árvores.
  • Nunca se aproximar de cabos elétricos rompidos. Ligar para a CEMIG (116) ou aDefesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avisar imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permanecer em áreas abertas nem usar equipamentos elétricos.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por