Saudade

Devoção e saudade marcam Dia de Finados em BH; veja fotos

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
02/11/2023 às 09:00.
Atualizado em 02/11/2023 às 09:46
 (Maurício Vieira/Hoje em Dia)

(Maurício Vieira/Hoje em Dia)

O forte calor desta quinta-feira (2) e a fila de carros que se forma nas ruas de acesso ao Cemitério do Bonfim, no bairro de mesmo nome, na região Noroeste de Belo Horizonte, não foram barreira para centenas de pessoas visitarem os túmulos de parentes neste Dia de Finados.

Todos os anos, nesta data, a aposentada Emira Naim Pessoa da Silva, 84 anos, vem acompanhada do filho Júlio César, 48, relembrar os entes queridos. "Sem o passado não existe presente, e sem o presente não haverá futuro. Temos que lembrar dos entes que já foram, não podemos esquecer das pessoas que amamos", enfatizou Emira.

Emira e o filho Júlio visitam entes queridos no Cemitério do Bonfim

Emira e o filho Júlio visitam entes queridos no Cemitério do Bonfim

A aposentada conta que não se pode esquecer de quem se ama. "Tenho pais, marido, filho enterrados aqui. Esse dia é sagrado pra mim. Hoje é dia de relembrar o passado, dos bons momentos. Temos de dar exemplo, pois no futuro os outros vão ter essas lembranças também", disse.

Já o aposentado Renato Alves Golveia, 73, lembra que o feriado é importante para honrar os entes queridos, quem faz questão de vir todos os anos, mas percebe que o número de pessoas vem diminuindo com o tempo, assim como o cuidado com os túmulos.

"Venho sempre aqui, visitar meus pais, sogro e sogra, faço questão de vir orar por eles. Antigamente vinha mais pessoas, hoje, nem tanto. Percebemos isso pelo número de pessoas vendendo flores aqui, que antes tinha muito, além dos túmulos, que tem muitos bem cuidados, mas muitos depredados também, precisando de manutenção, explicou. 

Programação

A programação de missas do Dia de Finados ocorre em santuários, paróquias e cemitérios da capital e região metropolitana. No cemitério da saudade, por exemplo, as celebrações vão ocorrer em seis horários ao longo do dia. Confira a lista completa de locais neste link.

Segundo a Arquidiocese, “esse é um especial momento para dedicarmos orações aos nossos irmãos já falecidos. A instituição afirma que “a Igreja se lembra de todos e pede orações pelas almas que aguardam no purgatório o momento definitivo de encontro com o Criador”.

Confira os horários das missas nos cemitérios da capital:

  • Cemitério do Bonfim: 8h, 10h, 14, e 16h
  • Cemitério da Paz: 7h30, 9h, 11h, 13h30, 15h e 16h30
  • Cemitério da Saudade: 7h, 9h, 11h, 13h, 15h e 17h
  • Cemitério da Consolação: 8h, 10h e 15h
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por