Diretor da Consol descarta problemas nos viadutos

Hoje em Dia
17/04/2015 às 11:26.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:40
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recebe hoje documento da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) apontando as intervenções necessárias em outros três viadutos ao longo da avenida Pedro I.

Um relatório de auditoria encomendado pela Prefeitura de Belo Horizonte à empresa de consultoria RCK mostrou que os elevados Monte Castelo, Oscar Niemeyer e o da avenida João Samaha precisam de medidas preventivas para terem mais tempo de vida útil.

Os viadutos construídos ao longo da avenida Pedro I – partes do projeto de implantação do Move na capital – foram projetados pela Consol Engenharia e as obras, executadas pela Cowan.

Após a queda de uma alça do viaduto Batalha dos Guararapes, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) contratou, no fim do ano passado, a empresa de consultoria RCK para efetuar a verificação de todos os projetos da Consol.

“Já respondemos a todos os relatórios que nos foram enviados pela Sudecap e não há problema estrutural em nenhuma obra. O que posso dizer é isso, não sei do que é que estão falando agora”, afirmou o diretor presidente da empresa, Maurício de Lana.

Segundo ele, a situação pode parecer mais grave porque “o alarde que se criou na população foi muito grande”, depois do que ocorreu no ano passado.

Desconhecimento

Já a Cowan respondeu, em nota, que participou de uma reunião com representantes da Sudecap, da RCK, da Consol e da subcontratada Angular, em fevereiro. Na ocasião, foi informado que o elevado Gil Nogueira, na avenida Portugal, apresentava erros e necessitava de correções.

“A Sudecap aprovou o projeto de correção dos erros do projeto executivo e autorizou a Cowan a executar os serviços necessários, o que ocorreu com sucesso no fim de semana de zero hora do dia 3 de abril até as 12 horas do dia 5 de abril”, diz a nota.

Sobre possíveis problemas nos elevados Monte Castelo, Oscar Niemeyer e da avenida João Samaha, a empresa disse apenas que não foi comunicada pela prefeitura.

“Até a presente data, nenhum representante da Cowan foi convocado pela PBH para tratar de outros viadutos”, finaliza o texto. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por