Preocupação

Em estado de emergência, Valadares não descarta alagamento próximo ao Rio Doce

Município anunciou intervenções devido às fortes chuvas registradas nos últimos dias

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
26/01/2024 às 15:31.
Atualizado em 26/01/2024 às 15:56
 (Creative Commons / Reprodução)

(Creative Commons / Reprodução)

Moradores ribeirinhos do Rio Doce, em Governador Valadares, já estão sendo orientados a adotarem medidas de segurança por conta da possibilidade de alagamentos, segundo a prefeitura. 

De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil nesta sexta-feira (26), o rio atingiu a medida de 2,03m às 7h. A previsão é que o nível do rio chegue próximo a cota de inundação e estabilize.

O município anunciou estado de emergência devido às chuvas na última segunda-feira (22).

Por conta desta possibilidade, o Executivo já está instruindo os moradores próximos a se prevenirem, principalmente os das “áreas historicamente afetadas”. O Rio Doce segue sendo monitorado e qualquer mudança será imediatamente comunicada, segundo a organização municipal.

Estado de emergência

Na última segunda, o prefeito André Merlo anunciou estado de emergência na cidade por conta de uma tempestade no sábado (20). Foram registradas 21 ocorrências, sendo 17 relativas à queda de árvores e quatro relacionadas a risco de desabamento e quedas de postes.

A tempestade teve uma duração média de 40 minutos e as rajadas de vento atingiram a velocidade de aproximadamente 100 quilômetros por hora. A Cemig, por sua vez, informou que os bairros mais prejudicados foram o Centro, Lourdes e Vila Bretas. Milhares de casas ficaram sem o fornecimento de energia por 24h.

Devido ao problema de energia, gangues rivais da cidade entraram em conflito se aproveitando da escuridão em diversos pontos. Houve prisões e apreensão de armas.

A cidade registrou um óbito por conta das fortes chuvas desde o início do período chuvoso.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por